Crédito imobiliário fica mais caro quando atrelado ao IPCA

Taxas de juro cobradas nas linhas vinculadas ao Índice de Preços ao Consumidor variam de 2,59% ao ano a 4,95% ao ano

A aceleração da inflação trouxe à tona os riscos, ao encarecer os custos, de quem contratou uma linha de crédito imobiliário atrelado à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Criada pela Caixa Econômica Federal em agosto de 2019, quando a inflação rodava a 0,24% ao mês, e o acumulado no ano ficou em 4,31%, parecia vantagem embarcar na novidade anunciada pela Caixa.

ImóvelContratos vinculados ao IPCA foram oferecidos pela Caixa e Banco do Brasil

Afinal, as taxas de juro nessa linha de crédito imobiliário variam de 2,95% a 4,95% ao ano, de acordo com o grau de relacionamento do interessado com o banco. O IPCA, a régua da inflação oficial, corrige o saldo devedor.

Nessas condições, de inflação e taxas de juro baixas, a opção de crédito imobiliário indexado ao IPCA abocanhou uma fatia das várias linhas existentes no mercado. O Banco do Brasil seguiu a iniciativa da Caixa e também passou a oferecer essa modalidade de financiamento, embora restrita ao segmento de tomadores de alta renda.

De acordo com a Caixa, os contratos de empréstimo imobiliário atrelados ao IPCA corresponderam a 17,55% dos créditos concedidos no último trimestre de 2020 – 13 mil contratos e volume total de R$ 3,3 bilhões.

A aceleração da inflação desde o segundo semestre de 2020, contudo, começa a pesar no bolso de quem está amarrado a esse tipo de contrato. Para alguns especialistas, a volatilidade maior dessa linha, sujeita ao vaivém do IPCA, torna desvantajosa essa modalidade em comparação a outras modalidades atreladas à TR e à caderneta.

As contas da Caixa na formatação da linha de financiamento atrelada ao IPCA tomaram por base projeções otimistas de inflação, de 3,50% ao ano até 2030. A projeção mais recente do boletim Focus, feita pelo mercado financeiro, prevê uma inflação pelo IPCA de 4,85% neste ano e de 3,53% em 2022. Nada garante, ainda, que a inflação se mantenha em torno desses níveis no horizonte de anos à frente.

Mutuário tem de se prevenir contra riscos no crédito imobiliário

O risco de que uma aceleração inflacionária provoque desarranjo financeiro no contrato não pode ser descartado pelo mutuário, sobretudo por causa da longa duração do tempo de pagamento. A escalada do IPCA nos últimos meses é suficiente para que o mutuário fique alerta.

Especialistas sugerem algumas estratégias de proteção que poderiam assegurar cobertura financeira ao mutuário diante de imprevistos como um impacto negativo de eventual aceleração da inflação sobre o saldo devedor do financiamento.  Uma delas consiste na formação de uma reserva financeira a partir da economia obtida com a diferença entre o valor da prestação inicial mais baixa no crédito indexado ao IPCA e o que seria despendido em financiamento atrelado à TR.

Os recursos guardados e investidos poderiam ser, então, usados para a amortização periódica do saldo devedor do crédito imobiliário, com redução do valor da prestação, ou mantidos como reserva para momentos emergenciais.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes