CRV digital passa a valer no Brasil; veja como funciona

A medida feita pelo governo federal tem como intuito simplificar e desburocratizar a vida do cidadão brasileiro.

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT) agora podem ser apresentados de forma digital. A medida passou a valer ontem (4) e foi feita para simplificar e desburocratizar a vida do cidadão brasileiro.

A mudança entra em vigor com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada também nesta segunda. Ainda segundo o Contran, a medida vale para veículos registrados a partir desta segunda. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo.

Veja também sobre a CNH digital.

CRV digital

O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Frederico Carneiro argumenta que a medida é para facilitar. “O propósito é trazer mais simplificação, facilidade e redução de custo para o cidadão. Esse é o processo de transformação digital que o Denatran vem imprimindo nos serviços de trânsito”, afirmou. Ainda segundo o diretor, em breve os órgãos não utilizarão mais o papel moeda.

Crv digital
Foto: agência brasil

Como acessar o CRV digital?

O CRLV-e estará disponível em formato digital após a quitação de todos os débitos, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, pelo celular, no portal do Denatran ou pelos canais de atendimento dos Detrans.

Além disso, o proprietário de veículo também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização.

Os veículos registrados antes do dia 4 de janeiro, ainda vão ter o documento em papel-moeda, para eles não vai mudar, mesmo que o proprietário venda o automóvel, o procedimento segue igual. Mas para aqueles que registrarem o veículo depois do dia 4, o Detran expedirá somente o CRLV-e, em formato digital. Ademais, o ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo.

Serviços digitais

Desde março de 2019, o Governo Brasileiro transformou 515 serviços em digitais para facilitar e simplificar a vida da população. Segundo o Detran SP 90% dos serviços envolvendo o órgão já podem ser feitos de forma digital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes