Veja 3 técnicas de Inteligência Artificial para aumentar lucro na indústria

As novas empresas estão buscando novos modelos para otimizar sua produção e melhorar seus ganhos no mercado. A tecnologia é parceira desses negócios.

Os novos modelos de mercado estão ligados à quarta revolução industrial ou indústria 4.0. Ou seja, respiram das novidades tecnológicas para aumentar seus lucros e produtividade. Por isso, muitas indústrias investem em técnicas de inteligência artificial para otimizar suas produções. Porém este é um campo amplo e existem inúmeras possibilidades de se implementar tecnologias nas empresas.

Industria 4.0

O potencial da Indústria 4.0 não está concentrado em uma região do mundo, ou uma indústria específica. O potencial da Indústria 4.0 está na capacidade intelectual de criar novas relações de trabalho, com pessoas e as coisas.

Quando olhamos o descritivo das quatro características necessárias para que o conceito completo da Indústria 4.0 seja existente, é necessário que ela tenha as 4 características:

(1) Interoperabilidade:: a capacidade de equipamentos, pessoas, sensores, dispositivos de se comunicarem e conectarem entre si.

(2) Transparência de informação: habilidade de sistemas criarem cópias digitais do mundo físico para enriquecer modelos. O que demanda desde coleta de dados brutos, até a capacidade de análises de dados complexos;

(3) Assistência técnica: tanto a habilidade do sistema de suportar tomada de decisão e solução de problemas em pouco tempo, através da visualização das informações e entendimento do contexto. Quanto para o sistema suportar humanos em trabalhos perigosos, cansativos e repetitivos;

(4) Decisões descentralizadas: a habilidade do sistema tomar decisões de forma mais autônoma possível.

Técnicas inteligência artificial
Foto: reprodução/cnj

Técnicas de Inteligência artificial

De acordo com dados da CNI de 2018, 43% da indústria nacional não tem consciência de como alavancar competitividade por meio de sua tecnologia existente.

O uso de soluções tecnológicas emergentes entrega possibilidades as quais os desafios não são mais os da tecnologia. Os desafios são evidentemente a mudança cultural e do conhecimento dos tipos de técnicas e onde aplica-las.

A primeira atitude deve ser a prática do desapego aos modelos tradicionais e garantir que sejam efetivamente exercitadas.  Não só desapego em desafiar questões de inovação e produto, mas mais ainda, em processos e rotinas.

A segunda atitude é a intolerância à inércia. Começar a se movimentar em direção a um alvo ainda não especifico pode ser congelante para empresas tradicionais. Por isso, é preciso ter a ousadia de romper a inércia inúmeras vezes até atingir os objetivos.

Também é necessário o conhecimento em saber onde e quais técnicas de IA aplicar para se obter resultados que justifiquem os investimentos.

Técnicas de Inteligência Artificial

1º Controle Avançado por Lógica Nebulosa (Fuzzy Logic)

O uso da lógica nebulosa em conjunto com as técnicas de análise e inferências da inteligência artificial permitiu o desenvolvimento de controladores Fuzzy.

Em geral este tipo de controlador deve ser desenvolvido com regras e características internas específicas para cada sistema que se deseje controlar.

A lógica Fuzzy não necessita de conhecimento prévio dos fenômenos envolvidos.

Os sistemas atualmente disponíveis no mercado utilizam valores mínimos, médios e máximos dos sensores (temperatura, pressão e fluxo) e dos atuadores (válvulas, bombas e motores) para definir regras que podem ser posteriormente ajustadas. 

2º Controle Avançado Preditivo com Otimização (MPC)

O Algoritmo MPC tem característica preditiva, ou seja, utiliza um modelo interno do processo para prever o comportamento das variáveis dependentes ao longo de um horizonte futuro, em função de variação nas variáveis manipuladas ou perturbações. Este modelo é gerado por meio de testes de variação na própria unidade de processo. Utilizando as predições futuras das variáveis dependentes, o algoritmo calcula os movimentos necessários que vão minimizar a soma dos erros futuros.

Os modelos de controle avançado de Lógica Nebulosa Fuzzy e Preditivos MPC entregam benefícios e estabilidade aos sistemas, mas esses modelos não possuem o poder efetivo de aumentarem a performance global da indústria. Eles buscarão manter sempre a melhor estabilidade encontrada, cumprindo assim seu objetivo. São eficientes para modelos preditivos de falhas em máquinas e análises de passado.

Técnicas inteligência artificial
Foto: getty images

3º Otimização em Tempo Real (RTO) – Conhecida como Gêmeo Digital ou Digital Twin

O RTO procura otimizar o desempenho do processo (geralmente medido em termos de lucro ou custo operacional). Além de permitir que as empresas possam aumentar a sua rentabilidade nas diversas condições da planta.

O RTO baseia-se num modelo matemático da planta para “explorar” ou simular regiões próximas da operação atual e para então encontrar uma melhor condição de operação e definir um valor de ajuste mais adequado para obtê-la.

Se a variável controlada for um indicador de qualidade, a sua estabilidade pode ser suficiente para redundar em ganho, pois se deixa de produzir itens com qualidade fora da especificação e se atinge uma maior produção.

No caso da produção, a redução da variabilidade não é suficiente para gerar benefício. O ganho se obtém com a mudança do patamar médio, o RTO reduz a variabilidade entregando o ponto ótimo, ou seja, a máxima performance da planta.

Essa tecnologia também é bastante confundida com Realidade Virtual, em que a grande maioria entende como Gêmeo Digital ou Digital Twin a transformação virtual da planta em 3D (usando realidade misturada, virtual). Esses sistemas possuem uma chamada muito forte, mas não entregam resultados, pois sem a modelagem são apenas cópias virtuais de uma planta cujos benefícios não justificam os investimentos. Para se obter benefícios ou otimização é necessário a modelagem dos dados e dos equipamentos, exigindo ainda um mapeamento com os dados de cada equipamento no algoritmo de modelagem.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes