Ibovespa abre em queda com desempenho ruim no exterior

Índice brasileiro é pressionado pelo mau humor externo, com risco de alta da inflação

Depois de um dia morno, o Ibovespa abriu em  queda nesta terça-feira, 11, puxado por um desempenho ruim dos índices exteriores. Há temor, nos Estados Unidos, de alta da inflação, podendo afetar os mercados. Afinal, o assunto volta ao radar conforme se aproxima a divulgação dos dados de inflação do País, já na próxima quarta-feira.

Além disso, caem as ações de empresas de tecnologia. A movimentação ocorre, principalmente, por conta do avanço da vacinação nos Estados Unidos, com 45% da população imunizada. Com isso, há um temor no mercado de que as ações da chamadas big techs (Facebook, Twitter, Apple) sofram com a diminuição do home office e outras práticas.

Até mesmo as bolsas asiáticas sofrem. O índice Nikkei, do mercado japonês, fechou com queda de 3,08%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, caiu 2%. Já o Kospi, da Coreia do Sul, marcou um recuo de 1,23%. Por fim, apenas a China teve bons resultados, com alta de 0,4% no índice Shanghai composto e de 0,36% no Shenzhen composto.

O Ibovespa abriu com queda de 0,09%, a 121.798 pontos, às 10h07 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 11 de maio de 2021

Apesar da forte movimentação internacional, o cenário doméstico também registra indicadores. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,31% em abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ficou em linha com a expectativa de analistas, segundo a Refinitiv, de alta de 0,30%.

Além disso, o noticiário político está movimentado após o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciar que vai investigar um possível "orçamento paralelo" do governo Jair Bolsonaro, de R$ 3 bilhões. A informação foi revelada no último domingo, 9, pelo jornal O Estado de S. Paulo, com alvo no Ministério do Desenvolvimento Regional.

A investigação foi pedida pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Rocha Furtado. Ele afirma que o presidente Bolsonaro pode ter atentado contra a lei orçamentária, um crime de responsabilidade previsto no artigo 85 da Constituição. A reportagem ainda mostra vínculo deputados e senadores, com 101 ofícios enviados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes