Banco Central da França confirma teste de moeda digital
Título digital de dois anos foi emitido no blockchain público Ethereum e liquidado usando uma CBDC
O Banque de France, Banco Central da França, confirmou, na quinta-feira, 29, que o título digital de 100 milhões de euros emitido pelo Banco Europeu de Investimento no início desta semana era realmente um teste de uma moeda digital do banco central francês.
O título digital de dois anos foi emitido no blockchain público Ethereum, na última terça-feira, 28, e liquidado no dia seguinte, usando uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), com vencimento em 28 de abril de 2023. A venda foi liderada por Goldman Sachs, Santander e Societe Generale.
“Do ponto de vista tecnológico, o experimento exigiu o desenvolvimento e implantação de contratos inteligentes em condições seguras, para que o Banque de France pudesse emitir e controlar a circulação de tokens CBDC e para que a transferência de CBDC ocorresse simultaneamente com a entrega de tokens de títulos para o carteira de investidores ”, revelou o Banque de France.
O Banque de France explicou que o teste faz parte de um trabalho para fornecer evidências de casos de uso para um CBDC europeu e que novos experimentos devem ser feitos futuramente:
“Nos próximos meses e em cooperação com o mercado, o Banque de France conduzirá experimentos adicionais para avaliar outros usos da moeda digital do banco central em liquidações interbancárias”, comunicou o banco.
Valorização do Ether
A confirmação de emissão de título em Ethereum fez com que a criptomoeda da blockchain, o Ether (ETH), batesse o valor de US$ 2,7 mil e seguisse valorizando com algumas flutuações (nesta sexta, segundo o CoinMarketCap, está sendo negociada em US$ 2.749).
O chefe de receita da exchange SFOX, Danny Kim, comentou em uma entrevista à agência de notícias Reuters que o anúncio do Banque de France "desencadeou um caso de uso institucional otimista para a Ethereum".
Euro digital
O otimismo com os testes, no entanto, não incluem o euro digital, já que o Banco Central Europeu (BCE) não participou do piloto. A presidente do BCI, Christine Lagarde, disse, em janeiro último, que o desenvolvimento de um euro digital poderia levar até cinco anos.