Banco Central da França confirma teste de moeda digital

Título digital de dois anos foi emitido no blockchain público Ethereum e liquidado usando uma CBDC

O Banque de France, Banco Central da França, confirmou, na quinta-feira, 29, que o título digital de 100 milhões de euros emitido pelo Banco Europeu de Investimento no início desta semana era realmente um teste de uma moeda digital do banco central francês.

O título digital de dois anos foi emitido no blockchain público Ethereum, na última terça-feira, 28, e liquidado no dia seguinte, usando uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), com vencimento em 28 de abril de 2023. A venda foi liderada por Goldman Sachs, Santander e Societe Generale.

“Do ponto de vista tecnológico, o experimento exigiu o desenvolvimento e implantação de contratos inteligentes em condições seguras, para que o Banque de France pudesse emitir e controlar a circulação de tokens CBDC e para que a transferência de CBDC ocorresse simultaneamente com a entrega de tokens de títulos para o carteira de investidores ”, revelou o Banque de France.

O Banque de France explicou que o teste faz parte de um trabalho para fornecer evidências de casos de uso para um CBDC europeu e que novos experimentos devem ser feitos futuramente:

“Nos próximos meses e em cooperação com o mercado, o Banque de France conduzirá experimentos adicionais para avaliar outros usos da moeda digital do banco central em liquidações interbancárias”, comunicou o banco. 

Valorização do Ether

A confirmação de emissão de título em Ethereum fez com que a criptomoeda da blockchain, o Ether (ETH), batesse o valor de US$ 2,7 mil e seguisse valorizando com algumas flutuações (nesta sexta, segundo o CoinMarketCap, está sendo negociada em US$ 2.749). 

O chefe de receita da exchange SFOX, Danny Kim, comentou em uma entrevista à agência de notícias Reuters que o anúncio do Banque de France "desencadeou um caso de uso institucional otimista para a Ethereum".

Euro digital

O otimismo com os testes, no entanto, não incluem o euro digital, já que o Banco Central Europeu (BCE) não participou do piloto. A presidente do BCI, Christine Lagarde, disse, em janeiro último, que o desenvolvimento de um euro digital poderia levar até cinco anos. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes