Como montar um computador para minerar Ethereum

Para quem deseja entrar no setor de mineração algumas dicas podem ajudar na hora de montar o equipamento

Ethereum - A mineração de criptomoedas, tão logo o bitcoin começou a se popularizar, foi assumindo caráter profissional e grandes empresas de mineração passaram a investir nesse mercado. Entretanto,  mitos se perguntaram se é possível qualquer um fazer mineração utilizando um equipamento próprio. A resposta, embora seja sim, é um pouco mais complexa.

Isso porque os custos envolvidos na mineração podem ser muito altos se comparados com o retorno obtido na mineração, já que é necessário ter uma máquina com recursos custosos para que se possa contribuir significativamente para a manutenção da rede blockchain e obter uma renda passiva confortável. 

Há uma distinção para mineração de criptomoedas mais antigas, desenvolvidas nas primeiras blockchains, com algoritmos de processamento intensivo, caso do Bitcoin, Litecoin e Dash. Para essas, é possível utilizar mineradores dedicados (chamados de ASIC), que têm funcionamento simples, bastando ser ligados e configurados. 

Já para blockchains que trabalham com algoritmos intensivos e alto uso de memória do computador, como Ethereum, Sia ou Zcash, o uso de ASIC é desencorajado, justamente para privilegiar a descentralização, o que exige uma melhor configuração do computador para que ele possa ser competitivo na mineração.

Para realizar essa tarefa, os mineradores montam os computadores peça a peça, desde a placa-mãe e o processador, até as placas de vídeo ou GPUs (que são o que realmente importam para a função). 

Da placa-mãe ao GPU | Ethereum

Para quem tem interesse em se aprofundar na área, o recomendado é investir em uma placa-mãe com pelo menos cinco portas PCI-E, como a Asus B250 Mining Pro ou a AsRock H110 Pro, projetadas especificamente para mineração intensiva de criptomoedas. 

Também é necessário investir em um processador de última geração compatível com a placa-mãe e o AMD Ryzen Threadripper 3970X de 3,7 GHZ de 32 núcleos, é um dos mais recomendados e considerado ideal para grandes plataformas que permitem mineração de Ethereum. São recomendados ainda no mínimo 8GB de memória RAM, além de um HD que pode ser um SSD de 240GB pelo menos.

Placas de vídeo (GPU) 

O componente que faz a maior parte do trabalho é a placa de vídeo. Por isso o ideal é que ele seja o mais potente possível, o que não necessariamente está ligado ao valor do investimento. Modelos como AMD Radeon RX 5700 XT de 8GB ou Nvidia GeForce RTX 2060 Super de 8GB podem ser uma opção, enquanto a Nvidia GeForce RTX 3090 de 24GB ou a AMD Radeon RX 6800 de 16GB são as mais recomendadas.

Por fim, uma fonte de energia potente para suportar a demanda e um sistema operacional para executar um software de mineração especializado são essenciais, com o Hive OS sendo o mais utilizado atualmente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes