Créditos de carbono entram no cardápio de cafeteria em SP

Clientes da Café Margem poderão comprar créditos MCO2 e ajudar na compensação da emissão de gases do efeito estufa

A cidade de São Paulo saiu na frente e será a primeira a incluir em seu cardápio créditos de carbono. Isso mesmo.  Na capital paulista, o Café da Margem, espaço-conceito que promove ações de sustentabilidade, está lançando uma ação pioneira em prol da neutralização dos gases de efeito-estufa. Graças a uma parceria entre o estabelecimento e a MOSS, startup especiaizada em tokenizar a compensação de gases do efeito-estufa, os clientes poderão comprar o MCO2, que são créditos de carbono.

A aquisição poderá ser feita na exchange Mercado Bitcoin. O cliente receberá por e-mail um certificado mostrando a área preservada pela iniciativa, além de seu impacto positivo ao meio ambiente. É possível também armazenar o crédito em uma carteira digital e vendê-lo futuramente.  O lançamento da ação foi escolhido estrategicamente: a próxima  quinta-feira,  22 de abril, data em que se comemora o Dia da Terra. 

Das três unidades do Café, a compra de créditos de carbono estará disponível em dias: a loja do Parque da Mooca e a do do Parque Ibirapuera. O Café da Margem foi idealizado há um ano pela plataforma Grape ESG em colaboração com a Nescafé, a marca de cafés da Nestlé.  Uma terceira loja funciona no bairro de Interlagos, zona sul da capital. 

“Esta é uma oportunidade de reparar os impactos negativos ao planeta através de uma missão ao alcance de todos. A parceria com o Café da Margem torna mais didático e democrático o acesso ao crédito de carbono da MOSS, o primeiro ativo digital verde do mundo”, explica Luis Felipe Adaime, CEO e Fundador da MOSS.

Ricardo Assumpção, idealizador do Café da Margem e CEO da Grape ESG, complementa.

“Queremos levar essa discussão para além do ambiente corporativo e governos e provocar um debate entre as pessoas, do papel de cada cidadão, através da compra direto do cardápio. Vamos mostrar que esse assunto, sobre o qual as pessoas leem e que por vezes parece abstrato, é uma responsabilidade de todos, agora totalmente acessível na forma de um ativo que não expira e pode valorizar”.

Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé, destaca a parceria pensando no futuro.

“Acreditamos que um futuro mais sustentável está em cada escolha que fazemos, como empresa e como indivíduos. Nescafé Origens do Brasil representa esse compromisso, um café cultivado de forma responsável; uma escolha consciente que tem o cuidado de gerar impacto positivo em toda cadeia. A nossa parceria com o Café da Margem é sobre isso, unir esforços e abraçar cada oportunidade de fazer a diferença. Mais um passo importante para o futuro que queremos construir”.

Créditos de Carbono

Iniciativa que visa neutralizar os gases de efeito estufa e minimizar os impactos do aquecimento global, a compensação pela emissão por meio de créditos é empreendida por países e organizações. Outra novidade é que nunca antes tido sido feita por pessoas físicas.

Os créditos de CO2 no Brasil são gerados por projetos já estruturados de conservação da Amazônia, que evitam a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, como o dióxido de carbono. Por meio da compra de MCO2, os clientes da MOSS ajudam diretamente quatro projetos na Amazônia. Em menos de um ano, já foram enviados cerca de US$ 10 milhões para esses projetos, ajudando a preservar aproximadamente 1 milhão de hectares, área equivalente ao tamanho de países como a Jamaica, o Catar ou Líbano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes