Melhor que Bitcoin? Conheça a criptomoeda Ethereum e entenda a diferença

Ethereum (ETH) é uma criptomoeda que surgiu em meados de 2015. Conquistou o seu espaço com os ICOs, as ofertas públicas de criptoativos, além das aplicações descentralizadas. Atualmente é a segunda maior em valor de mercado.

A criptomoeda Ethereum é baseada no código-fonte do Bitcoin. Sem dúvidas, o Bitcoin revolucionou o cenário com o seu banco de dados descentralizado, o blockchain. No entanto, apesar desta moeda digital ter criado um novo mercado, na última década surgiram alternativas utilizando a mesma tecnologia.

Deste modo, o Ethereum optou por habilitar mais funcionalidades à sua rede. Portanto, foi capaz de introduzir os contratos digitais (smart contracts), que culminaram com o nascimento de uma nova indústria.

Você sabia que o Ethereum é negociado nas mesmas corretoras (exchanges) do Bitcoin? O Mercado Bitcoin é líder em volumes e transparência na América Latina segundo o Blockchain Transparency Institute.

O que é a criptomoeda Ethereum (ETH)?

Ethereum é um banco de dados armazenado de forma descentralizada, o blockchain. Nesse sentido, possui como moeda nativa a criptomoeda Ether (ETH), que acabou ficando conhecida pelo mesmo nome da sua rede, a Ethereum. Lançada em 2015, ocupa a segunda colocação em capitalização de mercado dentre as criptomoedas.

Muito embora o Ethereum utilize um sistema de mineração similar ao Bitcoin para confirmação dos novos dados, suas similaridades param por aí. Portanto, a Ethereum pode armazenar os saldos de cada endereço, não só da sua criptomoeda nativa, mas de qualquer criptoativo executado na sua rede.

Em suma, o Ethereum se aproveitou da tecnologia blockchain e mineração utilizando a Prova de Trabalho (Proof of Work) do Bitcoin, mas adicionou camadas de informação que possibilitaram novas funcionalidades.

Como surgiu a criptomoeda Ethereum?

Pode parecer uma história digna de conto de fadas, mas juro que é verdade. Vitalik Buterin era um russo-canadense de 17 anos quando publicou a ideia do Ethereum na internet, e mais de vinte pessoas se propuseram a auxiliá-lo.

Um ano mais tarde, em meados de 2014, este grupo fez uma oferta pública de criptomoedas (ICO), levantando o equivalente a 18 milhões de dólares, pagos em Bitcoin. Deste modo, estes gênios tiveram que inventar uma nova linguagem de programação. 

Levou quase um ano, porém em meados de 2015 a rede Ethereum ficou pronta, nascendo com 72 milhões de moedas pré-mineradas, distribuídas entre os seus fundadores e investidores.

Quem é Vitalik Buterin?

O criador da Ethereum emigrou com a sua família da Rússia para o Canadá quando tinha 6 anos. Vitalik Buterin é filho de um cientista da computação, e recebeu uma medalha de bronze na olimpíada de matemática aos 18 anos. 

Foi seu pai que lhe apresentou ao Bitcoin em 2011, porém Vitalik rapidamente tomou gosto pelo assunto, passando a trabalhar para um renomado criptógrafo, além de escrever para revistas e blogs. Deste modo, conseguiu acesso à projetos inovadores de criptomoedas em viagens e congressos.

De qualquer modo, foi a premiação de 100 mil dólares que recebeu da fundação de Peter Thiel que possibilitou Vitalik largar tudo para se dedicar em tempo integral ao Ethereum.

Qual a diferença entre Ethereum e Bitcoin?

Rede ethereum interligando pessoas, contratos digitais, dinheiro e compras

Conforme mencionado, o Ethereum adicionou camadas de informação que são armazenadas no próprio banco de dados, o blockchain. Além disto, o Ethereum possui uma linguagem de programação própria, Solidity, capaz de auto-executar códigos na própria rede.

Desta maneira, pode-se dizer que o Bitcoin é uma solução mais simples, focada única e exclusivamente em armazenar os dados de transações da criptomoeda nativa BTC.

Em contrapartida, o Ethereum com as suas camadas adicionais de informação possibilitou a execução dos contratos digitais (smart contracts). Desse modo, tornou simples as tarefas de lançar criptoativos, e até mesmo as aplicações descentralizadas.

Nesse sentido, o Ethereum optou por um espaçamento entre os novos registros na rede blockchain de apenas 15 segundos, ante os 10 minutos do Bitcoin. Além disso, a criptomoeda Ethereum (ETH) não possui uma regra fixa de emissão, nem tampouco um limite.

Quer aprender mais sobre o Ethereum? Acompanhe o vídeo abaixo criado pela equipe do Mercado Bitcoin.

Ethereum é melhor que Bitcoin?

Depende, se estamos falando de criptomoeda no sentido estritamente monetário, a resposta é não. Embora seja a segunda maior em valor de mercado, a criptomoeda Ethereum não foi criada para substituir o dólar como reserva global. No entanto, o seu potencial como principal plataforma para aplicações descentralizadas mostrou-se realmente enorme.

O Bitcoin foi criado com o único propósito de servir como meio de armazenamento e transferência de valores incensurável. Dessa forma, é quase impossível vencer o Bitcoin por conta da sua escassez e poder da rede formada por seus usuários.

Muito embora, é importante ressaltar que ambas as criptomoedas enfrentam graves problemas de escalabilidade, ou seja, capacidade de aumentar a quantidade de transações. O Bitcoin optou por focar em aplicações de segunda camada, enquanto o Ethereum está desenhando uma nova rede blockchain.

Deste modo, comparar Ethereum com Bitcoin não faz muito sentido, já que as suas propostas são muito diferentes.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes