Digital Dollar terá projetos-piloto para testar dólar digital

Ao menos cinco projetos nesse sentido estão na mira da empresa americana e devem ser lançados até 2022

A Digital Dollar Project, empresa privada com sede nos Estados Unidos, anunciou que pretende dar início a pelo menos cinco projetos-piloto para testar uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) que possa ser emitida e operada pelo Federal Reserve (Fed)

A organização é liderada por ex-reguladores americanos e executivos da consultoria Accenture e anunciou que a intenção é lançar os projetos-piloto até o próximo ano, buscando avaliar diferentes aspectos de um dólar digital. 

A empresa argumenta que uma forma tokenizada da principal moeda de reserva internacional emitida pelo banco central da moeda dos EUA poderia ajudar a melhorar o acesso financeiro para quem não tem banco e facilitar o desembolso de ajuda governamental. 

A Digital Dollar Foundation foi fundada em 2020 pela Accenture, com o ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), J. Christopher Giancarlo, o ex-diretor do LabCFTC, Daniel Gorfine, e o investidor Charles Giancarlo, para projetar e defender um projeto de dólar digital. 

Embora seja um esforço privado e separado da pesquisa própria do Fed em uma CBDC, David Treat, diretor-gerente sênior da Accenture e um dos diretores do projeto, afirmou que os dois grupos mantêm contato. 

Todos os cinco projetos-piloto previstos vão buscar avaliar se o dólar digital pode beneficiar indivíduos que não possuem serviços bancários, indivíduos que têm acesso a serviços bancários e pequenas empresas, e como isso poderia ser feito.

“O que estamos anunciando é uma estrutura de financiamento, uma estrutura de processo e uma estrutura de como a Projeto Digital Dollar vai formar um campo de testes para esses (esforços)”, disse Treat.

Dólar digital em CBDC

O diretor também disse que, embora recebam apoio da Accenture, os projetos são independentes e com financiamento próprio. Treat não quis dar mais detalhes, mas ressalta que o projeto busca estar “o mais próximo ... quanto pudermos” de um aplicativo do mundo real.

“Claro, até que seja algo cunhado e emitido pelo Federal Reserve, não será uma moeda digital do banco central, mas a vantagem que temos é a mesma estrutura subjacente. Podemos usar uma estrutura stablecoin para demonstrar diretamente como um CBDC funcionaria, e a única diferença é quem é o emissor”, explicou.  

Com planos de iniciar testes ainda neste ano, Treat disse que a expectativa é alcançar rapidamente alguns resultados.  “Alguns deles conseguiremos obter resultados com bastante rapidez, medidos em meses, não trimestres, e nos estenderemos até 2022. Conforme os pilotos individuais são concluídos, vamos compartilhar esses resultados”, concluiu. 

FED descartamoeda digital

O Fed, por outro lado, parece pouco empolgado em investir em uma CBDC. Na semana passada, o presidente da instituição, Jerome Powell, disse que o objetivo do Fed não é acelerar o mercado, mas evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar, além de afirmar que banco central dos EUA está em posição de reserva em relação a um possível CBDC

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes