Empresas brasileiras se unem para lançar criptomoeda com foco na reciclagem

Companhias como a Natura, Henkel, Basf e Braskem anunciaram a criação da Fundação Espaço Eco, que coordenará uso de blockchain para certificar as cadeias de fornecimento de materiais

Grandes empresas como Natura, Henkel, Basf e Braskem anunciaram, nesta sexta, 29, a criação da Fundação Espaço Eco, que tem, entre outros objetivos, coordenar o uso de blockchain para certificar as cadeias de fornecimento de materiais de reciclagem.

Formada pelo consórcio de empresas, tem como parceiro o Instituto Recicleiros, ONG responsável por ajudar prefeituras na coleta seletiva.

Embora a maioria das empresas do consórcio seja do setor químico, há também representantes como a Natura, especializada em cosméticos e com uma política bastante atuante em pautas sobre sustentabilidade; a Bomix, de embalagens; a Triciclos, do setor de resíduos; e a Wise, de pagamentos eletrônicos.

A criptomoeda digital emitida em blockchain vai recompensar os usuários pela produção de material reciclável e já tem nome: reciChain.

Segundo o gerente de operações da Espaço Eco, Rafael Viñas, a iniciativa foi da Basf, mas a empresa entendeu que "era necessário criar um consórcio de empresas", o que vai aumentar o alcance e dar maior proporção.

O que é blockchain? Veja 3 aplicações práticas da tecnologia

Blockchain incentivando a reciclagem

O consórcio vai usar blockchain para “emitir tokens para atestar a veracidade das informações, a qualidade e condições de origem dos materiais reciclados e garantir que embalagens e outros produtos recicláveis não sejam enviados a aterros ou lixões”.

Para tanto, as empresas participantes serão obrigadas a assumir o compromisso público de reduzir o descarte, assim como já faz a Natura. Ainda segundo Viñas, os tokens vão remunerar toda a cadeia de reciclagem.

“O que nós estamos fazendo é estruturar a cadeia do pós-consumo. Vai funcionar como um negócio de impacto. Resolve um problema, mas também gera negócios. O token, ou essa moeda virtual, poderá circular entre os investidores”, disse ele.

A categoria de catadores de material reciclável também vai ganhar uma organização formal, que vai permitir que as empresas se conectem a certifiquem, inclusive, os profissionais que fazem esse trabalho informalmente.

A expectativa é de que os testes com usuários da plataforma tenham início ainda neste mês, com o mercado sendo aberto no segundo semestre deste ano.

A iniciativa do consórcio de usar tecnologia blockchain para a cadeia de reciclagem acompanha o que já é realizado por algumas empresas no Brasil, como a Unilever, Ambev e AkzoNobel.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes