Diem, criptomoeda do Facebook, deve ser lançada em 2021

Depois de abandonar o projeto de criação da Libra o Facebook anunciou a criação da stablecoin atrelada ao dólar americano

Depois de abandonar o projeto de criação da Libra, anunciada em 2019, o Facebook anunciou a criação da Diem Association, associação sem fins lucrativos com sede na Suíça, para criação da Diem, stablecoin atrelada ao dólar americano, diferente do projeto inicial da Libra, que seria vinculada a uma cesta de moedas soberanas, incluindo o euro, além do dinheiro norte-americano.

A Diem estaria negociando, segundo informações, com reguladores financeiros suíços para obter uma licença como meio de pagamento. Algo indispensável para avançar com o projeto e eventual lançamento da criptomoeda.

“Um grande passo em nosso diálogo com os reguladores foi uma abordagem em fases para o lançamento. Vamos implementar diferentes funcionalidades e casos de uso, aplicativos em diferentes áreas. Assim que recebermos sinal verde, começaremos a fazer experiências com um pequeno número de usuários e um pequeno número de players”, disse à CNBC o economista-chefe da Diem, Christian Catalini.

Alvo de críticas

Quando anunciou o projeto de uma criptomoeda, o Facebook sofreu fortes críticas e intensa preocupação global. Isso por causa do grande número de usuários da rede, estimada em 2,5 bilhões de pessoas, que poderia afetar o controle soberano de moedas e desestabilizar políticas monetárias. Outro receio é o de que facilitaria a lavagem de dinheiro e abuso de privacidade dos usuários.

“O próprio Diem não terá informações privadas sobre os clientes. Alguns de nossos membros assumiram compromissos com relação à separação de dados entre dados sociais e financeiros”, afirmou Catalini.

Questões como essa ajudaram a promover mudanças nos quase dois últimos anos da Diem, com a tecnologia saindo de um blockchain simples para um muito mais sofisticado, por exemplo.

“Eles estão tentando responder a algumas das dúvidas que os reguladores tinham”, avaliou Ran Goldi, CEO do First Digital Assets Group, que está construindo infraestrutura para permitir que os comerciantes aceitem a nova moeda como forma de pagamento.

Nesse período desde a sua inauguração, a Diem Association perdeu vários membros e executivos, como Visa, Mastercard, Stripe PayPal, eBay e Vodafone.

Efeito de Rede

O “efeito de rede” também é considerado uma vantagem importante resultante do apoio do Facebook. 

“Quando uma instituição como o Facebook apoia uma stablecoin, o projeto ganha uma distribuição muito melhor. Você pode colocá-la em aplicativos, adicioná-la a muitos outros lugares e acho que será forte. Veremos quando será lançada e como vai se desenrolar. Por outro lado, muito do interesse pelas criptomoedas hoje é especulativo”, observou Michael Gronagero, CEO da Chainalysis, empresa de análise de blockchain. 

Uma equipe de analistas do Citi, liderada por Ronit Ghose, chefe global de pesquisa de bancos, avaliou recentemente que “a história do dinheiro digital na década de 2020 será o crescimento do dinheiro tokenizado” e que “Stablecoins como Diem poderiam se beneficiar dos enormes efeitos de rede de seus patrocinadores Big Tech”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes