IPwe se junta à IBM para transformar patentes em NFTs

Parceria da plataforma com gigante da informática permitirá que propriedade intelectual seja tratada como ativos de negócios

A IPwe, plataforma para o ecossistema de Propriedade Intelectual mundial, anunciou nessa quinta-feira, 22, que firmou uma parceria com a gigante de informática IBM para representar patentes corporativas como NFTs (tokens não fungíveis). Tokenizar  patentes, diz a IPwe as transformando em NFTs facilitará não apenas seu licenciamento, mas, também, a comercialização no mercado.

“A tokenização da propriedade intelectual (PI) ajudará a posicionar as patentes no mercado para serem mais facilmente vendidas, negociadas ou monetizadas de outra forma e trazer nova liquidez para esta classe de ativos para investidores e inovadores”, diz o anúncio. 

A IPwe também avalia que a tokenização oferece maior transparência, tornando as transações mais simples e econômicas.

“A adoção antecipada de NFTs baseados em propriedade intelectual pode levar a uma transformação de como o IP é tratado por inventores e empresas”, afirma.

Patentes viram NFTs

O CEO da IPwe,  Erich Spangenberg, explica que a plataforma foi projetada para transformar a classe e ativos de patentes, aumentando a transparência e promovendo o envolvimento, o que deve encorajar a inovação.

Esses NFTs serão armazenados e compartilhados na plataforma IPwe, hospedada na nuvem da IBM, e desenvolvida pela IBM Blockchain.

“O uso de NFTs para representar patentes ajudará a criar maneiras completamente novas de interagir com PI. Espera-se que isso beneficie não apenas grandes empresas com propriedade intelectual significativa, mas traga novas oportunidades para pequenas e médias empresas e até mesmo para proprietários de PI individuais. Acreditamos que isso dará início a novas ofertas por empresas de serviços financeiros e corporações para promover a evolução de uma nova classe de ativos de patentes”, disse Spangenberg.

Parceria começou há três anos

A IBM e a IPwe trabalharam juntas nos últimos três anos, aplicando o conhecimento da IBM em blockchain e inteligência artificial à plataforma IPwe para ajudar a proteger as informações de propriedade; gerar análises de patentes e portfólio; facilitar transações; relatórios e avanços da próxima geração inteligente de pool de patentes - um acordo entre vários detentores de patentes para licenciar conjuntamente sua propriedade intelectual. 

“A IBM tem uma longa história de liderança em propriedade intelectual e na aplicação de IA e blockchain nos negócios. Nosso trabalho com a IPwe é outro exemplo de nossa colaboração com inovadores líderes para gerar resultados impulsionados por recursos de blockchain e ativos digitais que têm o potencial de transformar setores inteiros. À medida que as empresas procuram cada vez mais transformar a forma como trabalham com fluxos de trabalho inteligentes, a tecnologia blockchain é uma ferramenta crítica para aumentar a transparência e reduzir as barreiras”, disse Jason Kelley, gerente geral de Parcerias estratégicas globais da IBM Services.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes