Nvidia limitará capacidade de mineração de Ethereum

Objetivo é diferenciar as placas voltadas ao mercado de jogos das projetadas para o mercado de mineração

A Nvidia, uma das mais renomadas fabricantes de placas de processamento gráfico (GPU) do mundo, anunciou que reduzirá a capacidade de minerar criptomoedas nas produções das próximas placas, justamente pensando em não prejudicar o mercado de jogadores, que poderiam sofrer com falta do produto por causa da alta procura.

A estratégia da empresa é diferenciar as placas GPU voltadas ao mercado de jogos, com limitações para mineração, das projetadas para o mercado de mineração, sem as limitações. "Como as GPUs foram originalmente lançadas em seu hashrate máximo, queremos ter certeza de que os clientes saibam exatamente o que estão recebendo quando compram produtos GeForce", disse a Nvidia.

NVidia

O anúncio da empresa, divulgado na terça-feira, 18, ressalta que a produção das placas RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti contarão com rótulo Lite Hash Rate (ou Light Processing Power, LHR) para ajudar a distinguir entre produtos para mineração e os destinados a jogos.  

"Como as GPUs da Nvidia são programáveis, os usuários costumam descobrir novos aplicativos para essas placas, como simulação de modelos climáticos, sequenciamento genético e até mesmo aprendizado profundo e robótica. A mineração de criptomoedas é uma dessas novas aplicações", informa o comunicado no blog da empresa

Anteriormente, a Nvidia já havia limitado a capacidade de mineração de criptomoedas nas placas GeForce RTX 3060, mas alguns usuários encontraram uma forma de contornar a limitação.

Como uma das principais e mais reconhecidas fabricantes de GPU do mundo, a diferenciação entre os tipos de placas tem sido cada vez mais acentuada pela Nvidia, principalmente depois que, em fevereiro deste ano, a empresa apresentou a CMP, uma linha de placas GPU focada na mineração de criptomoedas, que foi disponibilizada em vários países. 

Já no final de março, a gigante de mineração HUT 8, anunciou um investimento de US$ 30 milhões em placas GPU Nvidia, para expandir a sua capacidade de mineração nos EUA. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes