O que é Ethereum (ETH), para que serve e onde comprar?

A vice-líder do mercado de criptomoedas atua como plataforma para lançamento de aplicativos e criptoativos descentralizados, e assim ganhou relevância

Ethereum (ETH) é uma criptomoeda, assim como seu irmão maior, o Bitcoin (BTC). Entretanto, não competem diretamente no mesmo segmento. Ambas utilizam o blockchain, a tecnologia de banco de dados descentralizado

O Ethereum conta com camadas adicionais para armazenar outras informações. Desta forma foi possível criar os contratos inteligentes (smart contracts), além dos criptoativos.

O que é Ethereum (ETH)?

O Ethereum (ETH) é uma das criptomoedas mais populares, ficando em segundo lugar em valor de mercado, atrás do Bitcoin. O Ethereum tem diversas similaridades com o Bitcoin, a primeira criptomoeda, lançada no início de 2009.

A diferença é que o foco do Ethereum está no desenvolvimento da plataforma, que serve como base para diversas aplicações. Ou seja, aumentando a utilização da rede, consequentemente ocorre a valorização do Ethereum, o combustível da plataforma.

Nesse sentido, o Ethereum é feito para funcionar utilizando contratos inteligentes, que podem ser utilizados para aplicações financeiras, sites de aposta, e muito mais. Dessa forma, para que estas transações sejam registradas no blockchain, é necessário pagar aos mineradores utilizando a moeda Ethereum.

De maneira similar ao Bitcoin, as transações na rede Ethereum são registradas no blockchain do Ethereum, e isso inclui os contratos inteligentes. Para assegurar que os registros são verdadeiros, os mineradores utilizam máquinas potentes, que consomem muita energia elétrica. Em suma, nesse aspecto não é muito diferente do Bitcoin.

Ficou confuso? Calma, as meninas da @usecripto explicam em mais detalhes o que é Ethereum no vídeo abaixo:

Qual a diferença para o Bitcoin?

O Ethereum queria ir além das limitações impostas pelo blockchain do Bitcoin. Nesse sentido, o objetivo do Ethereum é permitir a execução de contratos digitais, abrindo espaço para os aplicativos e organizações descentralizados. 

Já o Bitcoin é um protocolo que visa manter uma única camada segura e solidificada. A proposta do Bitcoin é a liberdade para realizar transações e manutenção de saldos sem necessitar de intermediários. 

Ao contrário do Bitcoin, o Ethereum não nasceu com regras estabelecidas de emissão, além de ter contado com distribuição para investidores, apoiadores e co-fundadores. 

É possível minerar Ethereum utilizando placas de vídeo, as mesmas utilizadas por gamers em computadores, enquanto o Bitcoin requer máquinas específicas, denominadas ASIC. 

Ethereum (ETH) ainda vale a pena?

A resposta é sim! O Ethereum valorizou 200% desde o início deste ano, mas mesmo depois desta alta, ainda vale a pena investir. O potencial do ETH foi pouco explorado, e ainda há muito para aproveitar. Inclusive, a rede está passando por uma transformação: o lançamento do Ethereum 2.0.

Seus criptoativos no padrão ERC-20 se tornaram o padrão da indústria. Deste modo, a rede foi a base para o lançamento das ofertas públicas, venda de novos tokens, cujo boom ocorreu em 2017. 

Nos anos seguintes surgiram aplicações mais avançadas como os aplicativos financeiros descentralizados (DeFi), e exchanges descentralizadas (DEX).

É verdade que muitas destas tecnologias ainda são experimentais, mas é inegável o tamanho da indústria. Em vista disso, já existem mais de US$ 10 bilhões em aplicações financeiras descentralizadas na rede Ethereum.

Onde comprar Ethereum (ETH)?

A característica descentralizada das criptomoedas permite a livre negociação entre seus usuários, conhecido como P2P, ou ponto-a-ponto. A fim de evitar riscos nestas transações, surgiu a figura das exchanges, que copiaram o modelo das corretoras tradicionais. Cobram, portanto, uma pequena taxa em cada transação de intermediação e liquidação.

A primeira coisa a fazer antes de investir é entender minimamente suas principais características, riscos e potencial de valorização. Diante disso, você deve entender o porquê de investir em criptomoedas.

É preciso entender que o Ethereum é um criptoativo, uma moeda digital. Seu valor realmente é gerado única e exclusivamente pela livre oferta e demanda entre seus usuários. Assim sendo, ao contrário das moedas fiduciárias, Dólares, Reais e Euros, não há nenhum governo, empresa ou mecanismo responsável por assegurar seu valor.

Qual a melhor exchange de criptomoedas?

O primeiro passo para escolher uma exchange é pesquisar sua reputação. Deste modo, ites como do Blockchain Transparency Institute (BTI) mostram as exchanges mais confiáveis do mundo para negociar criptomoedas. O Mercado Bitcoin, líder em volume e número de clientes na América Latina, além de ser a única brasileira no ranking.

As exchanges, ou corretoras de criptoativos, são plataformas eletrônicas que facilitam a compra e venda de criptomoedas e criptoativos. Em síntese, estas exchanges conectam compradores e vendedores, assegurando que cada um receba o que foi negociado, de forma prática e segura.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes