Pesquisa indica que 80% dos bancos centrais querem usar moedas digitais

Levantamento da Bison Trails mostra que objetivo das moedas digitais para bancos é proteger a soberania monetária

A Bison Trails, startup de blockchain da Coinbase, divulgou pesquisa que aponta que 80% dos bancos centrais do mundo estudam o uso de Moedas Digitais de Banco Central (CBDC), enquanto 40% já realizam provas de conceito.

Os dados constam do relatório "Infraestrutura e desenho de moedas digitais do banco central", elaborado com objetivo de mergulhar nos diferentes projetos e casos de uso que podem determinar o sucesso da implementação de CBDC, publicado na última quarta-feira, 19.

A pesquisa diz que o objetivo das moedas digitais dos bancos centrais é "proteger a soberania monetária", e as classifica como um "novo meio de estimular a inovação tecnológica e promover a inclusão econômica nacional e global".

A Bison Trails, por meio da pesquisa, também garante que as CBDCs proporcionam a oportunidade de atrair pessoas que não estão incluídas no sistema financeiro global, ao mesmo tempo em que atualizam a infraestrutura pública. 

Os dados apontam que perto de dois bilhões de pessoas no mundo não possuem conta bancária. Apenas nos Estados Unidos, pelo menos 25% dos usuários contam com nível insuficiente de serviços bancários. 

A moeda do Facebook

A Bison também cita o projeto Diem, antigo Libra, apoiado pelo Facebook e que gerou polêmica nas instituições reguladoras nos EUA. O relatório aponta que a iniciativa de empresas privadas no desenvolvimento de ativos digitais levou muitos bancos centrais a avançarem com seus próprios projetos de CBDC.

Outro fator que ampliou o interesse de bancos centrais pela CBDC diz respeito aos vários estudos realizados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), mostrando preocupação com a forma que stablecoins como o Diem e criptomoedas podem afetar a soberania monetária dos países.

"Diem oferece um paradigma completamente novo em economia, uma associação diversa de negócios e partes interessadas de impacto social desenvolvendo moedas digitais em uma cadeia de código aberto licenciada construída sobre a tecnologia mais recente", disse a Bison Trails sobre o projeto que anunciou recentemente uma parceria com o banco Silvergate Capital para a emissão de uma moeda estável atrelada ao dólar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes