Por que Chainlink subiu 590% no ano? Entenda a ascensão

Veja por que a criptomoeda Chainlink (LINK) subiu 540% em 2020. Deste modo, a altcoin, criptomoeda alternativa, apresentou a maior alta dentre as 10 maiores.

Chainlink (LINK) subiu mais de 590% em dólar ao longo de 2020. É, portanto, uma das criptomoedas com melhor desempenho nos últimos dois anos. Da mesma forma, o ativo superou o Bitcoin (BTC) em mais de 500% ao longo dos últimos 24 meses. A criptomoeda é negociada nas maiores exchanges internacionais, incluindo o Mercado Bitcoin, no Brasil.

O que é Chainlink?

Chainlink (LINK) é uma altcoin, criptomoeda alternativa. Em suma, é uma rede descentralizada de coletores de dados (oráculos) que busca conectar contratos digitais (smart contracts) com dados do mundo real.

A criptomoeda foi lançada em setembro de 2017, numa oferta (ICO) que levantou 32 milhões de dólares. O total criado foi de 1 bilhão de tokens LINK, utilizados na própria rede de oráculos Chainlink, de forma a remunerar seus participantes ativos.

No vídeo abaixo a equipe da @usecripto explica para que serve a Chainlink.

O que é a rede de oráculos?

A rede captura dados externos, como, por exemplo, temperatura ou resultado de uma partida de futebol, e informa ao contrato digital solicitante. Estes smart contracts precisam desta informação para definir que caminho seguir, conforme regras previamente estabelecidas.

Desse modo, a rede é uma base para a criação de sistemas descentralizados. Seus oráculos atuam, portanto, como uma fonte de informação. Em suma, fazem a ponte entre o mundo real e o blockchain, este banco de dados sem um controlador central.

Os participantes (oráculos) da rede Chainlink são incentivados, por meio de recompensas em tokens LINK, a fornecer dados externos corretos. Outros oráculos são consultados para validar a informação, e deste modo, quem agir de má fé tem moedas confiscadas. 

Desse modo, o contrato reúne automaticamente dados dos oráculos selecionados para encontrar o resultado mais preciso. Em seguida, os usuários que desejarem acesso a tais dados, podem solicitar mediante pagamento em tokens LINK. 

Por que Chainlink subiu 590%? 

Cotação da chainlink em r$
Cotação da chainlink em r$. Fonte: tradingview

Seguindo a Lei da oferta e procura, sempre que há mais demanda, os preços sobem. Em outras palavras, esta alta do Chainlink é explicada por um grande interesse de compradores. 

Uma das formas de acompanhar esta tendência é o Google Trends. Esta é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas. Tal filtro pode ser feito por uma determinada palavra-chave, no caso, Chainlink. Este indicador aponta que as buscas sobre o criptoativo estão crescendo significativamente.

Diante disso, alguns grupos de discussão do assunto atraíram rapidamente mais de 25.000 membros. Inclusive, a criptomoeda tem sido cada vez mais mencionada nas notícias e meios de comunicação. Como resultado, figura entre os dez principais criptoativos em capitalização de mercado.

Chainlink vai cair? O preço está alto? 

Da mesma forma que as demais criptomoedas, o preço do LINK também é volátil, isto é, varia muito rapidamente. De certo, flutua com base nas notícias, rumores, parcerias e afins.

Ajudou bastante o crescimento rápido da indústria de finanças descentralizadas (DeFi), especialmente na rede Ethereum, da criptomoeda ETH. Sem dúvida, é neste segmento que os oráculos são particularmente úteis.

A prova deste sucesso foram os anúncios de grandes parcerias, incluindo o Google Cloud, além da gigante empresa de banco de dados, Oracle.

É possível que Chainlink esteja sofrendo um grande interesse especulativo, no entanto, há fundamentos sólidos dando suporte para a alta.

Onde você pode comprar LINK?

Você pode comprar Chainlink (LINK) no Mercado Bitcoin, exchange de criptoativos nacional com mais de 2 milhões de clientes. Para isso, basta depositar valores em Reais na conta da corretora, para em seguida negociar no livro de ofertas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes