Bolsonaro afirma que presos eram tratados com dignidade na ditadura

Em entrevista recente ao canal do Youtube do deputado Eduardo Bolsonaro (sem partido), o presidente alegou que detentos era bem tratados no regime militar.

Em entrevista recente ao canal do Youtube do deputado Eduardo Bolsonaro (sem partido), o filho 03, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o centro de repressão da ditadura tratava os presos políticos com toda a dignidade, na época. O parlamentar já fez elogios e se mostrou simpatizante do regime militar que governou o Brasil de 1964 até 1984.

"Não era preso político, não, [os] terroristas eram tratados no DOI-Codi [o centro de detenção da ditadura] de São Paulo, com toda a dignidade, inclusive as presas grávidas", disse durante a entrevista realizada por seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.

Segundo o relatório "Brasil: Nunca Mais", pelo menos 1 918 prisioneiros políticos atestaram ter sido torturados entre 1964 e 1979 pelo regime ditatorial. Segundo relatos fornecidos à CNV, de fontes diferentes, revelam casos violentos de abuso sexual e estupros nos centros de tortura militares.

Bolsonaro e a ditadura

Bolsonaro ditadura
Foto: arquivo nacional

Bolsonaro fez o comentário após elogiar o livro "A Verdade Sufocada", do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. A quem o presidente já demonstrou diversas vezes ter uma grande admiração, inclusive o denomina de “herói nacional”. Ustra foi chefe da repressão na metrópole no início dos anos 1970 e acusado de cerca de 70 mortes e desaparecimentos, segundo dados da Comissão Nacional da Verdade.

Segundo o Relatório da Comissão Nacional da Verdade 434 pessoas foram mortas ou desapareceram durante a ditadura militar. Número que o presidente chegou a lamentar por ter sido tão pequeno, segundo ele.

Inclusive o jornalista Vladimir Herzog foi morto durante interrogatório em 1975, no DOI de São Paulo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes