Quem são os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados?

São nove candidatos na disputa, sendo Athur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) os favoritos

Na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, irá acontecer a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, uma das figuras mais importantes do Congresso Nacional. No cargo desde 2019, Rodrigo Maia (DEM-RJ) encerra a sua contribuição após cumprir o mandato completo, que pela Constituição de 1988 tem com duração dois anos. Dentre os candidatos na disputa da presidência da Câmara dos Deputados, os favoritos são Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

 

Como funcionam as eleições da Câmara?

O presidente da Câmara dos Deputados é o responsável por representar todas as decisões tomadas na Câmara, além de supervisionar os trabalhos legislativos e pauta as votações da casa. Com um alto poder político e influência, o presidente está no segundo na linha de sucessão presidencial, atrás do vice-presidente, em casos extremos, como o impeachment do vice, falecimento, exoneração do cargo, demissão, entre outros. Já o papel da Câmara, segundo a Constituição brasileira, é “representar o cidadão”, “votar em leis” e “fiscalizar o governo federal”.

Considerado o “primeiro entre os representantes do povo brasileiro”, o presidente da Câmara é eleito por votação entre os próprios deputados federais. Assim como ele, os demais membros da Mesa Diretora, Secretários e Suplentes também são votados. A reeleição é proibida pela Constituição.

Entretanto, a votação é secreta e realizada através de um sistema eletrônico. Segundo o Regimento Interno da Câmara dos Deputados do Brasil (RICD), a eleição é dividida em dois escrutínios, opondo no segundo, os dois candidatos mais votados no primeiro escrutínio.

 

Quais os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados?

  • Arthur Lira (PP-AL)
  • Baleia Rossi (MDB-SP)
  • Luiza Erundina (PSOL-SP)
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS)
  • Fábio Ramalho (MDB-MG)
  • Alexandre Frota (PSDB-SP)
  • André Janones (Abante-MG)
  • Capitão Augusto (PL-SP)
  • General Peternelli (PSL-SP)

 

Arthur Lira (PP-AL)

1020362 17052016wdo 2396
(foto: wilson dias/agência brasil)

Em seu terceiro mandato como deputado federal, Arthur Lira recebe o apoio do Palácio do Planalto e do presidente Jair Bolsonaro na candidatura, além de ser líder do bloco que reúne partidos do 'Centrão'. Advogado, agropecuarista e empresário, era deputado estadual em Alagoas e vereador em Maceió.

Foi líder do Partido Progressista (PP) em sua primeira legislatura, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – a mais importante da Casa – em seguida, e desde 2019, tem se alternado na liderança do bloco parlamentar que reúne partidos do Centrão. O candidato à presidência da Câmara dos Deputados deve definir a escolha do vice entre esta sexta-feira (29) e sábado (30).

Em 2017, o candidato votou a favor da Reforma Trabalhista e a favor do arquivamento do processo que pedia a abertura de investigação do presidente Michel Temer.

 

Baleia Rossi (MDB-SP)

1100215 fcpzzb abr 05122017 6220 1
(foto: fabio rodrigues pozzebom/agência brasil)

 Formado em Direito e atuou na área de Comunicação, filho de Wagner Gonçalves Rossi, ex-ministro da Agricultura. O histórico de Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi possui três vezes eleito vereador na cidade natal, três vezes deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo e está no segundo mandato na Câmara dos Deputados. Atualmente, é presidente da Executiva Nacional do MDB e líder do partido na Câmara.  Foi indicado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia.

Recentemente, o candidato à presidência da Câmara lançou afirmações sobre seu adversário. Segundo disse, o deputado Arthur Lira tem plantado notícias mentirosas e está de "salto alto" na disputa.

 

Luiza Erundina (PSOL-SP)

1030908 13072016 wdo 7298
(foto: wilson dias/agência brasil)

No sexto mandato como deputada federal, ex-prefeita de São Paulo. Faz parte do quadro histórico do PT, mas deixou o partido em 1997 para filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Atualmente está no PSOL. A candidata também assistente social.

 

Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Facebook minoria van hattem 660x372 1
(foto: michel jesus/ câmara dos deputados)

Marcel Van Hattem já foi vereador do município de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, e deputado estadual. Até 2018 era filiado ao PP, e então filiou-se ao Novo com o objetivo de concorrer ao Congresso Nacional. Concorreu, então, à presidência da Câmara em 2019 e obteve 23 votos.

 

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Vac abr 2111187476
(foto: valter campanato/agência brasil)

Fábio Ramalho já foi candidato em 2019. Com 14 anos na posição de Deputado Federal, está na disputa pela segunda vez. Foi o primeiro vice-presidente, primeiro na linha de sucessão da Câmara, em 2017.

 

Alexandre Frota (PSDB-SP)

Antcrz abr 0811187014
(foto: antonio cruz/ agência brasil)

Apesar das campanhas ao presidente em 2018, é autor de três pedidos de impeachment, e acredita que é a maior bandeira para concorrer ao cargo. O candidato à presidência da Câmara lançou sua candidatura na última semana. O candidato foi expulso da sua antiga sigla, o PSL, e ao romper com o governo, filiou-se ao PSDB.

Entre as ações polêmicas, Frota distribuiu leite condensado ao lançar a sua candidatura. A ação faz uma alusão à lista de compras de alimentos do governo federal que, segundo reportagem do Metrópoles, acumula R$ 15 milhões em 2020.

 

André Janones (Abante-MG)

Img20190626160327654 768x512 2
(foto: vinícius loures/agência câmara)

Terceiro deputado mais votado em Minas Gerais em 2018, ganhou notoriedade em seu primeiro mandato na Câmara durante a greve dos caminhoneiros, como um porta-voz do movimento.

 

Capitão Augusto (PL-SP)

Vac abr 0512188094
(foto: valter campanato/agência brasil)

O capitão da PM José Augusto Rosa está em seu segundo mandato como deputado federal e é líder da 'bancada da bala' no Congresso. É alinhado ao discurso bolsonarista. Foi comandante da Polícia Militar de São Paulo entre 1988 e 2014. Segundo suas afirmações, é o único candidato de direita na disputa.

 

General Peternelli (PSL-SP)

Vac abr 01021911376
(foto: valter campanato/agência brasil)

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Roberto Sebastião Peternelli Junior é general da divisão da reserva, da turma de 1973 da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Se formou como aspirante a oficial da Infantaria e chegou, como general, a comandar a 2ª Região Militar, de São Paulo.

 

Leia também:

Saiba porque o presidente no Senado é importante

Conheça os candidatos à presidência do Senado Federal

Fonte Estadão
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes