Eleições 2020: apenas 6% dos vereadores eleitos são negros

Comparado às Eleições Gerais de 2018, houve um aumento de 3,5% de candidaturas de pessoas pretas e pardas

O primeiro turno das Eleições 2020 elegeu mais de 57 mil vereadores, destes, cerca de 3.500 são negros, aproximadamente 6% do total. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando os cargos - prefeito e vereador - o número de candidatos pretos e pardos eleitos é de 40% neste ano.

Em comparação às eleições anteriores, o TSE afirma que houve um aumento do número - não expressivo - de candidaturas de pessoas declaradas pardas e pretas, de 3,5% em 2018, e 2,3% das eleições municipais de 2016. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,2% dos brasileiros são negros.

Fundo Eleitoral proporcional ao total de candidatos negros

O Plenário do TSE decidiu, em 25 de agosto deste ano, que a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) - Fundo Eleitoral - deve ser proporcional ao total de candidatos negros que o partido apresentar. Assim como o tempo de propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão.

A medida valeria somente a partir das Eleições Gerais de 2022, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 3 de outubro, que a regra deveria entrar em vigor já nas eleições municipais deste ano. De acordo com o TSE, a decisão foi tomada com base na consulta apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

“[...] não basta votar, não basta deixar que [os negros] sejam candidatos. Há necessidade também que possam ter igualdade de condições na apresentação de suas candidaturas e no pleito eleitoral”, argumentou o ministro do TSE,  Alexandre de Moraes.

Mulheres e trans nas Eleições 2020

Do total de vereadores eleitos este ano, apenas 16% são mulheres. Para o cargo de prefeita, 12,2% das candidatas mulheres foram eleitas no primeiro turno do pleito. Em 2016 esse número foi de 11,57%. Quanto ao total de candidaturas nas eleições 2020, as mulheres representaram 33,6% do total.

Segundo mapeamento da Associação Nacional de Transexuais e Travestis (Antra), também houve um aumento nas candidaturas de pessoas trans este ano, foram 294 contra 89, em 2016. Destas, foram eleitas 30 pessoas - sendo 2 homens trans e 28 travestis e mulheres trans -, contra 8 das eleições municipais passada.

Veja também: quem são os candidatos trans eleitos no Brasil.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes