Eleições 2020: eleitores não podem ser presos a partir de amanhã

Lei Eleitoral garante proteção a eleitores brasileiros cinco dias antes e dois dias depois do dia da votação nas Eleições 2020. Entenda.

Eleições 2020 - Todos nós sabemos que chegando perto do dia da votação em todas as eleições, que os eleitores brasileiros não podem ser presos em território nacional. O que a gente nunca se lembra são os dias certos que a Justiça Eleitoral salvaguarda eleitores brasileiros.

Eleitores não podem ser indiciados cinco dias antes do dia da votação – primeiro ou segundo turno, e 48 horas após a eleição. O segundo turno das Eleições 2020 será realizado no próximo domingo, dia 29 de novembro.

A regra proíbe a prisão de eleitores faz parte da determinação do Código Eleitoral nº 4.737/1965.

Durante o período que citamos, a legislação somente permite o encarceramento em três situações:

  1. Flagrante de crime – quando alguém é surpreendido cometendo uma infração grave;
  2. Sentença criminal – é admitida a prisão daqueles que já haja uma condenação por crime inafiançável, ou seja, pratica de racismo, tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos que infringem a Constituição;
  3. Desobedecer um salvo-conduto – o juiz eleitoral ou presidente de mesa pode expedir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. Quem desrespeitar o salvo-conduto poderá ser detido por até cinco dias
Eleições 2020: a partir de amanhã, eleitores não podem ser presos
A medida protetiva vale tanto para o primeiro quanto para o segundo turno nas eleições 2020 (arte: divulgação tse)

E o candidato, pode ser preso nas Eleições 2020?

Candidatos a prefeitos que estão concorrendo o segundo turno no pleito eleitoral, que será realizado no próximo domingo, 29 de novembro, não podem ser presos, a menos que sejam pegos em flagrante ato criminoso.

O objetivo da Lei eleitoral é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar os candidatos.

A proteção contra detenções durante o período eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos.

Vale lembrar que caso ocorra qualquer detenção nesse período, o preso deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes