Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

O deputado Nikolas Ferreira está de férias ou faltando o trabalho?

Deputado está em caminhada com Bolsonaristas

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Nikolas Ferreira está de férias
Foto: redes sociais

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) está há quase uma semana em participando de um evento chamado de “caminhada pela liberdade”, que começou na cidade de Paracatu (MG) e vai até Brasília, totalizando 240 km e ocorre pela BR-040. A manifestação reúne cerca de 100 apoiadores de Jair Bolsonaro, preso na Papuda, mas levantou o questionamento dos cidadãos se o parlamentar está de férias ou faltando ao trabalha na Câmara dos Deputados.

Nikolas Ferreira está de férias

Nikolas Ferreira, que ganha R4 39 mil por mês, está no recesso parlamentar, assim como os demais deputados federais, o que é considerado um período de férias. De acordo com a Câmara, a sessão legislativa é realizada de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro (Art. 57 da Constituição Federal). “Os dias compreendidos entre esses dois períodos configuram o recesso parlamentar. Quando as datas constitucionais de início dos períodos legislativos recaem em sábados, domingos ou feriados, as reuniões são transferidas para o primeiro dia útil subsequente”.

Portanto, o deputado pode ficar longe do Congresso até o dia 1ª de fevereiro. O retorno está marcado para o dia 2 de fevereiro de 2026, uma segunda-feira,

Por que Nikolas Ferreira está caminhando?

A caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira é em protesto contra o que classifica como “prisões injustas” relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023 e uma suposta “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A manifestação começou dia 18 de janeiro.

Batizada de “caminhada pela liberdade e justiça”, a mobilização começou em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e tem previsão de término no próximo domingo, dia 25, em Brasília.

A iniciativa foi anunciada por Nikolas Ferreira por meio de uma carta aberta publicada nas redes sociais. No texto, o deputado afirma que a caminhada tem caráter simbólico. “Esta caminhada não é uma bala de prata. Não é um gesto para resolver todos os problemas do Brasil, nem pretende substituir instituições, leis ou o dever de cada cidadão. Ela é, antes de tudo, um ato simbólico – e símbolos importam mais do que muitos imaginam”, escreveu.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.