STF dá 48 horas para bolsonaro definir início da vacinação contra Covid

O plano nacional de vacinação contra Covid-19 foi apresentado pelo Ministério da Saúde no sábado, 12, mas não indica data de início e término para aplicação das doses

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou durante a tarde deste domingo, 13, que o Ministério da Saúde tem até 48 horas para informar o prazo de início da vacinação contra a Covid-19.  A medida foi tomada depois que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi apresentado ao STF no sábado, 12, mas sem data prevista para o começo e o término das aplicações da vacina. 

"Intime-se o Senhor Ministro de Estado da Saúde para que esclareça, em 48 (quarenta e oito) horas, qual a previsão de início e término do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid - 19, inclusive de suas distintas fases", escreveu o ministro ao seu despacho enviado à Advocacia-Geral da União.

Atualmente, nenhuma das vacinas em teste no Brasil recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que, segundo o Ministério da Saúde, impede de estipular um prazo para o início da vacinação contra Covid-19. 

Início da vacinação contra Covid-19: entenda o plano nacional 

Apesar de não indicar a data de início da vacinação contra Covid-19, o plano traz algumas  informações sobre a imunização, como público-alvo, as vacinas já adquiridas e as em fase de pesquisa, além do esquema de operacionalização, logístico e de comunicação para a campanha. Entenda:

Quem vai receber a vacina primeiro?

O plano de imunização contra Covid-19 prevê quatro grupos prioritários, que somam, ao todo, 50 milhões de pessoas. Eles serão divididos e vacinados em quatro fases diferentes. Para conseguir imunizar esta parcela da população, serão necessárias 100 milhões de doses. Veja os grupos:

 

    1° fase: grupo de pessoas formado por profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais,  pessoas de 75 a 79 anos e indígenas com idade acima de 18 anos (cerca de 14 milhões de pessoas); 

 

    2° fase: pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 60 a 64 anos (cerca de 21,34 milhões);

 

    3°fase: pessoas acima dos 18 anos que tenham hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (12,66 milhões);

 

    4° fase: professores do nível básico ao superior, forças de segurança e salvamento  e funcionários do sistema prisional (cerca de 3 milhões de pessoas)

A vacina será aplicada em duas doses, em um intervalo de tempo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção. Embora o documento já traga a descrição dos grupos prioritários, eles podem mudar, segundo diz o plano. 

Vacinas que já foram compradas

Segundo o documento, o Governo já realizou acordos com três fabricantes de vacinas diferentes para comprar 300 milhões de doses para o início da vacinação contra Covid-19, sendo elas:

-AstraZeneca, da Fiocruz – 100,4 milhões de doses foram compradas até julho de 2020. Já no segundo semestre do ano, foram mais  30 milhões de doses por mês

– Covax Facility – 42,5 milhões de doses;

– Pfizer – 70 milhões de doses (em negociação);

Além dessas, o plano nacional de vacinação contra Covid-19 cita outras vacinas que estão em fase de testes e podem ser incluídas na imunização da população, entre elas, a CoronaVac, que é elaborada no Brasil no Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A vacina tem sido motivo de um verdadeiro embate entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). 

Ações no STF cobram plano para vacinação contra Covid-19

A entrega do plano de vacinação contra a Covid-19 era insistentemente cobrada por setores e pela comunidade. Duas ações movidas por partidos políticos pediam a apresentação do plano nacional de imunização, além de uma data de início da vacinação contra Covid-19. Elas, porém, foram retiradas de pauta por Lewandowski. O ministro é relator das ações, mas disse na sentença deste domingo que pode voltar a colocar as ações para apreciação nesta semana dependendo da resposta do Ministério da Saúde. 

Polêmica entre pesquisadores e Ministério da Saúde

Momentos após a entrega do documento sem a data de início de vacinação contra Covid-19, uma polêmica surgiu envolvendo pesquisadores e o Ministério da Saúde. Isso porque 36 integrantes do Eixo Epidemiológico do Plano Operacional Vacinação Covi-19, disseram que não sabiam da existência do documento final, mesmo tendo assessorado o Governo Federal na elaboração do plano de imunização contra Covid-19.

“Nos causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência”, disse a nota publicada na Folha de São Paulo pelo grupo. 

Após a manifestação do grupo, o Ministério da Saúde respondeu e disse que eles tinham o poder consultivo, não decisivo. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes