Brasil atinge marca de 400 mil mortes pela covid-19

País registrou 100 óbitos nos últimos 36 dias; Abril já é o mês mais letal da pandemia mesmo antes de ter terminado

O Brasil atingiu nesta quinta-feira (29) a marca de 400 mil mortes pela covid-19. Os dados são do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

A primeira morte pela doença no país foi registrada em 17 de março de 2020. Desde então, o Brasil se viu diante de uma escalada da doença, que culminou em variantes, escassez de vacinas e na CPI que investiga a conduta do governo durante a crise sanitária.

Desde o único da pandemia, já são mais de 14,5 milhões casos registrados da doença no país.

400 mil mortes para a covid-19 refletem sucessões de recordes trágicos

Até chegar a triste marca de 400 mil mortes pela covid-19 hoje, o país acompanhou uma sucessão de recordes trágicos. Em 6 de abril deste ano, foram registradas 4.195 mortes - o dia mais letal da pandemia no Brasil. O mês, inclusive, foi o que concentrou maior número de óbitos, mesmo antes de terminar. Até esta quarta-feira, foram mais de 76 mil vidas perdidas para a covid-19 - é o 5º mês consecutivo em que as mortes subiram.

Nos últimos 36 dias, foram registradas 100 mil mortes. Em comparação, as primeiras 100 mil mortes para a doença no Brasil aconteceram ao longo de 149 dias (cerca de 5 meses). O número de óbitos chegou a 200 mil depois de 152 dias e, aos 300 mil, em apenas 76 dias.

Segundo a Associação Nacional dos Registrados de Pessoas Naturais (Arpen), que representa todos os cartórios do país, um a cada cinco óbitos notificados (21,7%) desde março do ano passado é pela covid-19.

Mesmo antes de chegar às 400 mil mortes pela covid-19, o Brasil já é o segundo país em que mais se morre pela doença.

Vacinação lenta

Um fato preocupante é o ritmo lento de vacinação no país . Até o momento, 14% da população tomaram a primeira dose e menos de 7% receberam as duas doses.

Apenas nesta semana, cidades de 18 estados paralisaram a vacinação da 2º dose da CoronaVac por falta do imunizante. A meta estabelecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de vacina 1 milhão de pessoas por dia foi alcançada apenas dez vezes desde o início da campanha, em janeiro, segundo informou o consórcio de veículos da imprensa.

Leia também:
Bolsonaro diz que exército pode ir às ruas contra o lockdown

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes