Entenda as diferenças entre as vacinas de Oxford e CoronaVac

Imunizantes contra Covid-19 foram aprovados pela Anvisa neste domingo (17). O uso emergencial da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca acontecerá sob restrição.

Este domingo (17) foi um dia histórico para o Brasil. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca no país. A decisão foi unanime em uma votação entre cinco diretores da agência.

As áreas técnicas da Anvisa aprovaram o uso, mas afirmaram que será necessário acompanhar a evolução das duas vacinas.  Também neste primeiro momento, haverá restrição para a aplicação. A CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, foi a primeira a ser aplicada.

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a dose do imunizante durante uma coletiva de imprensa realizada no Hospital das Clínicas, em São Paulo, acompanhada de João Doria (PSDB), nesta tarde. Já a vacina estrangeira, que será fornecida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ainda não tem data exata de quando irá chegar ao Brasil, mas a previsão é que seja na próxima semana.

Apesar do momento de felicidade, já que diversos brasileiros usaram as redes sociais para comemorar a notícia da vacinação, ainda há muitas dúvidas relacionadas as vacinas, principalmente quando se trata da diferença entre elas. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre os imunizantes CoronaVac e o de Oxford/AstraZeneca.

Coronavac: entenda todo o processo da vacina contra covid-19 no brasil
Governador de sp, joão dória é o maior apoiador da coronavac no brasil. (foto: governo de sp)

Eficácia das vacinas - Oxford e CoronaVac

Quando o assunto é vacina, o principal ponto de interesse é a sua eficácia, ou seja, o quanto ela poderá ajudar a combater uma doença, seja qual for ela. No caso da Covid-19, que pegou a ciência mundial de surpresa, muitas dúvidas surgiram. Mas é importante saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS), exige uma eficácia mínima de 50% contra o novo coronavírus.

A vacina de Oxford/AstraZeneca possui uma eficácia geral de 70,42%, de acordo com a Anvisa. Segundo a pesquisadora de Oxford que coordena os ensaios clínicos da vacina no Brasil, Sue Ann Clemens,  já na primeira dose a eficácia chega a 73%. Após 22 dias da primeira aplicação, a proteção da vacina aumenta 100% contra casos graves e 70% em casos moderados e leves.

Já o imunizante CoronaVac tem uma eficácia geral de 50,38%, acima do que é pedido pela OMS. Segundo o governo de São Paulo, o resultado de eficácia em casos leves, pacientes que não precisam receber assistência médica, é de 78%. A vacina brasileira-chinesa também previne 100% das chances de hospitalização em casos mais graves.

Transporte e armazenamento - Oxford e CoronaVac

Ambas vacinas precisam ser mantidas em temperaturas frias, como de 2ºC a 8ºC. Entretanto, elas possuem diferenças quando o assunto é transporte, pelo menos por enquanto. O governo federal, que aposta na vacina de Oxford/AstraZeneca, encomendou 100 milhões de doses da vacina que devem chegar até julho de 2021. Já a previsão para o segundo semestre é que a Fiocruz produza cerca de 160 milhões de doses.

O Instituto Butantan afirma ter à disposição 10 milhões de doses da vacina CoronaVac no Brasil, o que torna, no momento, a única vacina "disponível" para a população, já que os 2 milhões de doses encomendados pelo governo federal não foram autorizados pela Índia.

Como ainda sob o status de uso emergencial, a vacina CoronaVac não poderá ser aplicada em clínicas privadas, pelo menos por enquanto. Apenas o Sistema de Saúde Pública poderá vacinar. Segundo o plano de imunização de São Paulo, os primeiros grupos que vão receber a vacina, a partir do dia 25 de janeiro, são os trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas no estado.

Imagem da primeira vacina contra covid-19 aplicada no brasil
(foto: reprodução)

Doria manda recado para Bolsonaro

Ao anunciar a primeira dose da vacina CoronaVac aplicada na enfermeira Mônica Calazans neste domingo (17), João Doria aproveitou para mandar um recado indiretamente para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo afirmou o governador, hoje foi o dia "da vitória e da vida". "O triunfo da vida contra os negacionistas", disse ele.

Doria e Bolsonaro travaram uma guerra política nesta última sexta-feira (15), e trocaram ofensas publicamente. Na opinião do presidente, Doria tentou responsabilizá-lo pelo acontecimento de Manaus, em que a falta de oxigênio e leitos hospitalares para pacientes infectados com a Covid-19, chocou o Brasil e o mundo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes