Como funciona o SUS, cartão e tudo sobre o sistema de saúde

Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 190 milhões de brasileiros. Saiba tudo sobre o sistema público e direito do cidadão brasileiro

Assim como será com a distribuição e aplicação de vacinas contra a Covid-19, o SUS é responsável por oferecer gratuitamente, atualmente, 19 tipos de vacinas para toda a população brasileira. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde brasileiro, criado em 1988. O Brasil é considerado o único país com mais de 200 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde pública universal. Confira como funciona tudo o que você precisa saber sobre o SUS!

 

O que é e como funciona o SUS?

O SUS é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela constituição, que garante que todo brasileiro tem direito à saúde pública como um "dever do Estado". Ele é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Os serviços oferecidos pelo sistema de saúde universal são diversos. O SUS, por exemplo, é responsável pelo financiamento de 95% dos transplantes de órgãos realizados no país.

 

Quem pode usar o SUS? 

Todos os brasileiros podem usar o SUS, porque ele é público e financiado com impostos pagos pela população para que ele funcione. O SUS é integral, igualitário e universal, ou seja, não faz, e nem deve fazer qualquer distinção entre os usuários. O SUS realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.

 

Como funciona o atendimento do SUS?

O SUS oferece desde atendimentos primários até procedimentos complexos e oferece atendimento de emergência para pessoas que sofrem acidentes via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O sistema de saúde brasileiro também fornece vacinas e remédios gratuitamente para pessoas com as mais variadas doenças (como diabetes, pressão alta, asma, HIV e Alzheimer), financia pesquisas na área de epidemiologia e fiscaliza a qualidade dos alimentos oferecidos em estabelecimentos comerciais por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para poder ser atendido pelo SUS, o cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária (postos de saúde) geridas pelos municípios. Após a avaliação nas unidades primárias, caso necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um centro de especialidades, hospital credenciado ao SUS ou a uma unidade de pronto-atendimento.

 

Vacina2 1
(foto: agência brasil)

 

Para que o SUS foi criado?

O SUS nasceu por meio da pressão dos movimentos sociais que entenderam que a saúde é um direito de todos, uma vez que, anteriormente à Constituição Federal de 1988, a saúde pública estava ligada à previdência social e à filantropia. Além da democratização da saúde, a implementação do SUS também representou uma mudança do conceito sobre o qual a saúde era interpretada no país.

Até então, a saúde era relacionada apenas um quadro de “não-doença”, fazendo com que os esforços e políticas implementadas se reduzissem ao tratamento de ocorrências de enfermidades. Com o SUS, a saúde passou a ser promovida e a prevenção dos agravos a fazer parte do planejamento das políticas públicas.

 

Quantas pessoas o SUS atende?

O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.

 

O que é necessário levar para uma consulta no SUS?

  • Documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação etc)
  • Comprovante de endereço
  • Cartão Nacional de Saúde (quando houver).

 

O que é o Cartão do SUS e como ele funciona?

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país. O registro reúne dados pessoais e de outros documentos (CPF e RG) e formas de contato, como endereço, e-mail e telefone. De acordo com o Ministério da Saúde, além de identificar o indivíduo e permitir a localização de prontuários pelo número do cartão, esse documento tem o objetivo de oferecer um histórico de atendimentos médicos, internações e exames já realizados.

 

Como fazer um Cartão do SUS?

Pelo aplicativo Conecte SUS é possível fazer e consultar o seu Cartão do SUS. O app está disponível nas lojas App Store e Google Play Store. Siga o passo a passo para baixá-lo em seu celular. Agora você pode fazer o seu Cartão diretamente pela internet. E ao emitir o seu cartão virtual, você poderá utilizá-lo no lugar do físico, já que os dois possuem a mesma validade. Siga o passo a passo:

  1. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em "Começar";
  3. Em seguida, selecione o botão "Entrar";
  4. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  5. Caso não possua conta no Gov.br, clique em "Criar conta";
  6. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  7. Ao entrar no App, você irá deverá clicar no botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela;

O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de "Download" representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

 

Cartão do SUS é obrigatório para ser atendido?

Em casos de urgência e emergência, o paciente não deixa de ser atendido nas unidades públicas de saúde se não apresentar o cartão do SUS. Porém, para exames, consultas e cirurgias eletivas a apresentação é indispensável.

 

Cartão SUS será necessário para tomar a vacina da Covid-19?

O cartão não será obrigatório para tomar a vacina. No entanto, o governo recomenda que a população baixe o aplicativo do Cartão para que população tenha acesso aos serviços hospitalares, entre eles, as informações sobre a vacina contra o novo coronavírus. A plataforma servirá apenas como um meio de agilizar o registro daqueles que já estiverem vinculados a ela. Assim, o governo poderá monitorar tanto possíveis efeitos adversos da vacina, quanto dar informações a respeito da segunda dose da vacina, por exemplo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes