Educação

22 cursos EAD gratuitos para começar a fazer agora mesmo

Com a procura aumentando, confira as plataformas oferecem aulas gratuitas e certificados de conclusão de curso

A busca por cursos EAD gratuitos tem aumentado nos últimos meses. Ao passo que as pessoas passam mais tempo em casa devido as medidas de isolamento, elas têm procurado formas de se qualificar em casa, aproveitando o tempo disponibilizado pela flexibilidade de horários do home office. Assim, os cursos surgem como alternativas para sair da crise mais preparados para o mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa realizada pela Catho Educação, a plataforma registrou entre 3 e 20 de março um crescimento de 44% na procura por cursos à distância. Já nas semanas seguintes, entre 21 de março e 6 de abril, houve um aumento de 68% nas matrículas para cursos EAD ou semipresenciais. Dentre as disciplinas mais procuradas estão: Administração, Gestão de RH, Biomedicina, Ciências Contábeis e Logística. O aumento na busca também aconteceu nas escolas de idiomas. Por exemplo, a Babbel registrou um salto de 25% entre a segunda quinzena de março e o começo de abril.

Similarmente, o levantamento feito pelo Google mostrou que a procura por especializações à distância teve um salto de 130% nas buscas. E, proporcionalmente, as plataformas, sites e instituições de ensino tem aumentado a oferta de cursos online e gratuitos em diferentes setores aumentam a oferta de conteúdo na rede. Confira os principais sites e plataformas que oferecem o serviço:

 

1. Etus University

Através do site sejoga.ai, da Etus University, você pode realizar diversos cursos online e gratuitos, voltados para áreas como administração, design, gestão e planejamento, marketing e muitos outros. O site também disponibiliza alfuns cursos de idiomas. Portanto, é só se cadastrar e aproveitar os recursos.

 

2. Brasil Mais Digital

Projeto da Softex, o Brasil Mais Digital é uma plataforma que visa formar futuros profissionais de tecnologia com base nas demandas do mercado. Atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades. Ele oferece mais de 35 cursos diferentes de introdução à Tecnologia da Informação, programação, desenvolvimento de competências, conteúdos gamificados. Cada curso tem duração média de 20 horas e possui certificado.

 

3. EdX

Fundada pela Harvard e o MIT, a plataforma conta com mais de dois mil cursos online e gratuitos em diversos campos de conhecimento de 140 instituições de ensino do mundo. Os certificados são pagos e os valores variam, mas você pode fazer a solicitação de bolsa. Porém, para ter um melhor aproveitamento dos cursos da plataforma o ideal é ter o domínio de inglês, idioma que a maioria dos cursos é disponibilizado. Dentre os temas mais populares, estão idiomas, ciência da computação, engenharia, entre outros.

 

4. FGV - cursos EAD gratuitos

A Fundação Getúlio Vargas oferece 60 cursos online e gratuitos com certificado para áreas como Administração Pública, Economia, Finanças, Educação, Humanidades, Negócios e mais. Logo, os cursos foram pensados para quem precisa de flexibilidade e valoriza a excelência e qualidade na formação profissional. Os cursos gratuitos são em parceria com a OEG (Open Education Global).

 

5. Coursera

Para aqueles que procuram cursos online e gratuitos na área de tecnologia, a coursera oferece diversas opções em parceria com mais de 190 empresas e universidades, incluindo Google, IBM, Stanford, UPenn, USP e Unicamp.

 

6. cursos EAD gratuitos do Senai

O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece 12 cursos online e gratuitos com certificação, incluindo Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental e mais. Conforme informações do site, alguns cursos prometem fácil acesso pelo celular e acessibilidade.

 

7. Omie.Academy

Voltado para quem tem espírito empreendedor e se insere no mercado digital, a Omie, plataforma de gestão para Pequenas e Médias Empresas, disponibiliza acesso ao seu conteúdo educacional. Os cursos são voltados para temáticas como contabilidade, comércio, empreendedor de serviços, indústria e varejo.

 

8. Rock University

Voltado para o Marketing Digital a Rock University, da Rock Content, disponibiliza 8 cursos online e gratuitos com certificado. São eles, então: Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing, Outbound Marketing & Sales, Revisão de Conteúdo para Web, WordPress na Prática, Copywriting e Onboarding iClips.

Imagem: reprodução / unsplash

9. Cursos EAD gratuitos do RD University

Para quem deseja aprender mais de marketing digital, a RD University oferece três cursos gratuitos e com certificado: introdução ao inbound marketing, introdução ao inside sales e introdução ao customer success. Ademais, a plataforma promete professores com prática no mercado, que compartilham a sua experiência e sabem sugerir o que pode ou não funcionar para diferentes situações.

 

10. Escola Virtual - Fundação Bradesco

Através da escola virtual da Fundação Bradesco é possível acessar diversos cursos online e gratuitos, com certificado, de áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento, Educação Básica, Pedagogia e Informática. Os cursos são disponibilizados, sobretudo, para a capacitação profissional através de trilhas de conhecimento.

 

11. Escola Virtual de Governo

Voltados para a atuação no setor público, a Escola Virtual de Governo oferece cursos como Gestão de Políticas Públicas, Governo Digital e Recursos da União, todos gratuitos e com certificado. Com o propósito de capacitar profissionais, os cursos compreendem o período desde 8 até 40 horas.

 

12. Centro Paula Souza

Para desenvolver suas ferramentas de trabalho, o Centro Paula Souza disponibilizou cursos online a distância com duração média de 30 horas. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever e eles prometem, portanto, dinamismo, reflexões, avaliações, exercícios e mais. Existem duas opções, a saber, com ou sem emissão de certificado.

 

13. Sebrae

O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade privada sem fins lucrativos. Através do seu site, ele oferece cursos online e gratuitos com certificado. Inclui temas como Empreendedorismo, Atendimento ao cliente, Gestão de Pessoas , entre outros.

14. Kultivi

Se você está se preparando para concursos, provas ENEM e OAB, a Kultivi oferece cursos online e gratuitos. Além disso, existem cursos voltados para idiomas, negócios e medicina com certificado gratuito.

 

15. Trevisan Online

A Trevisan é uma escola de negócios que nasceu dentro de uma empresa. Dessa maneira, oferece cursos online e gratuito com certificado, com cursos voltados para finanças, mercado, contabilidade, auditoria, controladoria, entre outros.

 

16. Linkedin Learning

O Linkedin oferece uma trilha gratuita de aprendizagem com 10 cursos, com a temática “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”, com certificado de conclusão.

Imagem: reprodução / unsplash

17. Microsoft Learn

Através da plataforma de ensino Microsoft Learn você tem acesso a diversos cursos com certificado em tecnologia. Se você possui conhecimentos em inglês, provavelmente terá um melhor aproveitamento da plataforma, mas ela também oferece em português.

 

18. Facebook for Business

O Facebook for business oferece cursos com foco em marketing e negócios digitais, para que você tenha um melhor uso da ferramenta aprendendo coisas como anúncios e experiência de compra para facebook e instagram.

 

19. Cursos EAD gratuitos da Engeduca

Voltado para os profissionais de engenharia, a Engeduca oferece cursos gratuitos com certificado em temas de indústria, construção civil e inovação. Em outras palavras, é uma grande oportunidade para os profissionais da área fortalecerem seus conhecimentos de maneira gratuita.

 

20. Udemy

A Udemy oferece mais de mil cursos online e gratuitos para aqueles que desejam aprender técnicas básicas de informática, como aulas de excel, ou mesmo empreendedorismo e marketing digital para iniciantes.

 

21. Unesp Aberta

A Universidade Estadual Paulista, através do site Unesp Aberta, oferece mais de 70 temas para estudo nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Em suma, não há necessidade de aguardar turmas, podendo iniciar e terminar os cursos em qualquer data.

 

22. Digital Innovation One

O Digital Innovation One é o maior ecossistema de educação gratuita para desenvolvedor de softwares do Brasil. Nele você pode, então, aprender linguagens de programação como Javascript, PHP, Python e Angular. Além disso, os cursos são gratuitos e gravados por especialistas do mercado com duração de duas a 12 horas. As aulas estão, por fim, divididas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. O Digital Innovation One também fornece certificado.

Última modificação em 29/07/2022 10:45

Compartilhe