Dúvidas sobre Enem 2020: medidas de proteção, horários e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, acontece neste domingo (17)! Tire suas dúvidas sobre a prova e como se proteger durante o exame

Acontece neste domingo (17) o primeiro dia de Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Em um momento tão preocupante acerca de biossegurança contra a COVID-19, além de ansiedade em relação a prova, é normal surgir dúvidas sobre a realização da prova, o que levar no dia do exame, como se proteger e realizar a prova. Tire suas dúvidas sobre o Enem 2020:

 

Dúvidas sobre o Enem 2020: Quais materiais são necessários para a prova?

 

O primeiro item indispensável para a realização da prova do Enem é uma caneta preta, com tubo transparente, ou mais de uma. Ela será necessária para a realização da redação, além da marcação de alternativas corretas no cartão de respostas. Lápis, lapiseira, régua, borracha e corretivo não são permitidos no exame, e por isso, podem ser deixados em casa. A organização do exame e fiscais disponibilizam envelopes porta-objetos, como celulares. Todo o material e objetos não permitidos devem ser guardados antes do início da prova.

 

Qual documentação levar?

 

É necessário levar um documento original com foto para que o fiscal possa fazer o reconhecimento de cada candidato antes da entrada nas salas de aula. No momento da identificação, será necessário abaixar a máscara de proteção, e em seguida, higienizar as mãos antes de recolocar a proteção. Em caso de perda do RG, documentos como CNH ou carteira de trabalhos são válidos. Os documentos precisam estar legíveis. Cópias autenticadas não serão aceitas.

 

Dúvidas sobre o Enem 2020: O que não levar ou vestir?

 

Se possível, recomenda-se evitar levar bolsas se mochilas para a prova, uma vez que elas terão que ser revistadas e não podem ser acessadas durante a prova. Celulares, relógios e outros objetos devem permanecer desligados dentro do envelope porta-objetos. Em caso de alarme ou toque durante a prova, o candidato é eliminado. Também é vedado o uso de chapéus, bonés, gorros e óculos escuros durante a prova

 

O que pode eliminar um candidato?

 

Além do disparo de alarmes e aparelhos, o uso de lápis ou cor errada de caneta no cartão de respostas elimina o candidato, bem como rasuras no cartão. A redação não pode ter menos de sete linhas de texto, rasuras e deve estar legível. A fuga do tema central proposto também elimina o candidato.

 

Dúvidas Enem 2020: Que horas os portões são abertos e fechados?

 

Os portões serão abertos às 11h30, horário de Brasília, nos dois dias de prova, para evitar aglomerações na entrada. Os portões são fechados às 13h e a prova começa às 13h30.

 

É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel?

 

Sim. O usuário deve usar máscara dentro e fora das salas de aula, durante todo o tempo de prova. O candidato que desrespeitar a determinação será eliminado do exame. É aconselhado que o candidato também leve máscaras reservas, se necessário. O álcool em gel será disponibilizado nas salas, mas recomenda-se que cada aluno leve o seu.

 

Dúvidas Enem 2020: O que fazer em caso de sintomas de coronavírus?

 

A recomendação é que qualquer candidato que tenha sintomas de COVID-19 não compareça para fazer a prova, e isso também vale para outras doenças infectocontagiosas, como coqueluche, difteria e influenza.

Em caso de diagnóstico de COVID-19, deve-se comunicar o Inep através da Página do Participante um dia antes do exame, para que o caso seja analisado e o candidato possa fazer a prova em uma nova data, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Se os sintomas forem sentidos na véspera ou dia da prova, o candidato deve entrar em contato direto com o Inep através da central de atendimento: 0800 616161

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes