FIES abre vagas remanescentes nesta segunda-feira (26)

O MEC havia reagendado para hoje o processo seletivo das vagas remanescentes devido a falha no sistema no início do mês. Contudo, estudantes relatam nova instabilidade no portal do FIES na manhã desta segunda-feira (26).

O Ministério da Educação (MEC) reabriu as inscrições para 50 mil vagas remanescentes do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) nesta segunda-feira (26), válidas para o segundo semestre de 2020. O processo seletivo para essas vagas ocorreria de 6 de outubro a 13 de novembro, mas foi adiado devido a instabilidades no sistema. Reagendado para hoje, novamente, candidatos relatam problemas no portal do programa de financiamento.

Segundo o MEC, os alunos que conseguiram se inscrever no primeiro período de inscrições, antes de o processo ser interrompido, não precisam efetuar novo cadastro.  Os alunos deverão se atentar ao novo calendário para o novo processo seletivo.

Novas datas para cadastro no FIES

  • 26 e 27 de outubro: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);
  • de 28 de outubro a 3 de novembro: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;
  • de 28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.

Quem pode ter acesso ao FIES

O Fies é um programa de financiamento que visa facilitar o ingresso de estudantes em universidades privadas. São duas categorias: a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos; e a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. As vagas remanescentes, contudo, são destinadas a estudantes da primeira categoria.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes