Inscrições do Fies: veja como funciona e prazo para participar

O Fies tem como função conceder financiamento aos estudantes, com juros zero, de cursos superiores em instituições educacionais privadas.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam na terça-feira, dia 26 de janeiro de 2021. Os candidatos podem ter acesso ao financiamento em uma faculdade particular utilizando a nota do Enem. São válidas as notas desde a edição de 2010 do exame. As inscrições vão do dia 26 até o dia 29 deste mês. O resultado sai dia 2 de fevereiro de 2021. Além disso, este ano, o MEC criou o novo Fies, que funciona com regras diferentes.

Confira como funcionam as inscrições do Fies.

O que é o Fies?

Criado em 2001, pela Lei nº 10.260, o Fies tem como função conceder financiamento, com juros zero, de cursos superiores em instituições educacionais privadas. O beneficio é concedido para aqueles que tiverem bom desempenho no Enem e conseguirem aprovação nas faculdades que aderem ao programa.

O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Novo fies

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Além disso, o novo Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Fies inscrições
Foto: agência brasil

Requisitos para inscrições no Fies

O candidato deve apresentar a nota do Enem, a partir da edição de 2010. Além disso, deve ter tirado acima de 450 pontos, não ter zerado a redação e comprovar renda familiar.

Para conseguir o financiamento a juros zero, o candidato deve comprovar renda de até três salários mínimos, no máximo.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Como se inscrever?

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site oficial do Fies, a partir de amanhã e seguir os passos:

  1. Realizar o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gerar uma senha e validar os dados por e-mail.
  2. Acessar o sistema do Fies e começar a inscrição
  3. Completar com os dados pessoais necessários e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível selecionar três cursos, na ordem de prioridade que o candidato prefere.
  4. Depois o candidato deve aguardar a lista dos pré-selecionados para dar continuidade à sua inscrição e ingresso no ensino superior.

Vagas

Hoje (25) é o último dia para os candidatos fazerem a consulta de vagas pelo site do MEC. Nesse link você consegue consultar, basta colocar o estado, município e curso que deseja para ver em quais instituições ele será ofertado pelo Fies. Assim o candidato pode decidir onde se inscrever.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes