Educação

Séries para aprender inglês: do iniciante ao avançado

Aprender inglês com séries é um jeito de usar os momentos de lazer para turbinar seus conhecimentos. Para isso, escolher uma série adequada para seu nível é fundamental. Veja nossas dicas.

Escrito por

Usar séries para aprender inglês é uma forma muito popular de unir o útil ao agradável.  Afinal, as séries são uma forma de entretenimento que faz parte do nosso dia a dia e saber um idioma estrangeiro é muito importante.

Logo, usar esse momento de lazer para expandir os seus conhecimentos faz todo o sentido, mas é importante escolher uma série adequada para seu nível de intimidade com a língua. Por isso, o DCI organizou uma lista de séries por nível de inglês para te ajudar nessa tarefa.

 

Séries para aprender inglês - por nível

 

Iniciante

 

"Cooked", ""Sal, Gordura, Acidez e Calor" e outras séries documentais sobre comida

 

Das séries para aprender inglês, os documentários sobre comida são algumas das melhores por possuírem dois ingredientes maravilhosos: a narração constante e o vocabulário que se repete.

Apesar de diálogos serem dinâmicos e divertidos, a narração feita por uma pessoa só é mais clara. Dessa forma, a compreensão das palavras fica mais fácil.

Além disso, o vocabulário se repete, pois estaremos falando do mesmo tema, ainda que existam diferenças de um episódio para outro. Essa repetição é muito boa para os níveis iniciantes, quando a quantidade de palavras novas é um desafio.

Ademais, o assunto é uma delícia e de quebra você pode aprender alguma receita ou técnica nova para impressionar a família e os amigos.

 

Modern Family

 

Se você está dando seus primeiros passos na língua inglesa, é bom ter cuidado com os desafios que se propõe, para evitar frustrações. Assim, uma série muito complexa em termos de vocabulário e ritmo pode acabar sendo desanimadora.

A adorável comédia Modern Family conta a história de uma família cheia de afeto e muito divertida, passando por situações hilárias. Os episódios são curtos e o ritmo é um pouco mais lento que o de outras comédias do mesmo estilo, o que é ótimo para iniciantes.

Além disso, as situações vividas por uma família no dia a dia costumam trazer palavras bastante comuns e você não irá se deparar com termos técnicos difíceis.

 

Intermediário

 

Anne with an E

 

A série sobre a órfã sensível, inteligente e tagarela encantou milhares de pessoas ao redor do mundo com sua mistura de drama e comédia. Porém, um aspecto da história faz toda a diferença: o vocabulário riquíssimo da personagem principal.

Graças ao seu amor pelas histórias, Anne utiliza expressões diversas e cada episódio é uma verdadeira homenagem à variedade do inglês. Ainda assim, o nível de desafio é intermediário pois a pronúncia de Anne e seus amigos é impecável.

Logo, a série é ideal para estudantes que já entendem bem o idioma e querem expandir e enriquecer o vocabulário com palavras novas e diferentes.

 

Imagem: reprodução / pexels

 

The Crown

 

Das séries para aprender inglês, essa é definitivamente a mais elegante! A combinação da pronúncia impecável da realeza britânica com a formalidade torna essa uma excelente escolha para alunos intermediários.

Para os que já tem alguma familiaridade com a língua, as situações variadas que a rainha vive trazem vocabulário novo. No entanto, a educação dos personagens faz cada sílaba ser pronunciada da forma certa, facilitando a compreensão.

Além disso, o sotaque britânico, que pode ser desafiador, é bem mais fácil de entender entre as classes mais ricas das grandes cidades da Inglaterra. Assim, a série oferece um bom desafio para aqueles que já estão mais à vontade com a língua.

 

Avançado

 

Gilmore Girls

 

Apesar dos temas leves e atuais, a série Gilmore Girls é um grande desafio de compreensão pela velocidade das conversas entre as personagens principais.

Lorelai e Rory conversam em ritmo bastante acelerado e você precisa estar bem firme no inglês para acompanhar as conversas de mãe e filha. Logo, essa série é um excelente treino para quem já conhece bem o idioma.

 

Peaky Blinders - Sangue, Apostas e Navalhas

 

Está se sentindo confiante? Essa é uma série para aprender inglês realmente avançado! Peaky Blinders conta a história de uma gangue do interior da Inglaterra.

Logo, o sotaque britânico aqui é diferente daquele que encontramos no inglês da rainha e seus amigos em The Crown. Pelo contrário, os personagens usam linguagem das ruas e muitas palavras são diferentes das usadas no inglês americano, ao qual estamos mais acostumados.

Assim, Peaky Blinders é um desafio em termos de escuta e treina seus ouvidos para entender inglês em situações mais desafiadoras.

 

Para mais dicas, confira também nossos artigos sobre aplicativos para aprender inglês, como aprender inglês sozinho e como aprender inglês com música.

 

 

Última modificação em 29/07/2022 10:24

Débora Cunha

Professora, tradutora e redatora. Gosto de pessoas, livros e filmes que me provocam a pensar e enxergar além do óbvio.

Compartilhe
Escrito por