Educação

Sisu 2021: inscrições começam nesta terça-feira (06); veja como fazer

Saiba como fazer a sua inscrição no processo seletivo do Sisu 2021

As inscrições para o Sisu 2021 começam nesta terça-feira (06) e seguem até a sexta (09). As inscrições no processo seletivo são gratuitas e podem ser feitas pelo site o programa. Ao todo, são mais de 209 mil vagas espalhadas em centros universitários públicos do Brasil.

Podem participar do Sisu 2021 os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Além disso, quem quiser participar do processo seletivo precisa cumprir algumas outras regras, como não ter zerado a redação. É selecionado para vaga o candidato com maior a pontuação no Enem.

Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas no Sisu. O estudante precisa definir a ordem de preferência do curso e unidade de ensino, e o turno no qual pretende estudar. Além disso, é necessário escolher em qual modalidade deseja concorrer a vaga.

No Sisu 2021, as modalidades disponíveis são: ampla concorrência e ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Segundo o Ministério da Educação, ao todo, serão 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 cursos de graduação. Todas as vagas do Sisu estão disponíveis em instituições pública de ensino superior. O sistema também oferta vagas para os cursos de ensino à distância.

Como se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição do Sisu 2021 é feita pela internet. Não há necessidade de pagar nenhuma taxa para participar do processo seletivo. Confira o passo a passo.

  1. Acesse a página do Sisu na internet (sisu.mec.gov.br).
  2. Selecione a opção "Fazer inscrição".
  3. Clique em entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.
  4. Em seguida, é necessários confirmar alguns dados pessoais.
  5. Feito isso, é possível escolher até duas opções de curso, que podem ser pesquisadas por cidade, centros de ensino ou pelo nome do curso.
  6. No resultado da busca é possível conhecer os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
  7. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar.
  8. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  9. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições, ou seja, até o dia 9 de abril.

Cronograma Sisu 2021

  • Período de inscrições – de 6 a 9 de abril, pela internet;
  • Resultado da chamada regular – em 13 de abril;
  • Prazo para participar da lista de espera – de 13 a 19 de abril;
  • Matrícula da chamada regular – de 14 a 19 abril;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições – a partir de 23 de abril.

Leia também:

Resultado do Enem: veja horário e como conferir a nota

Última modificação em 26/07/2022 16:55

Compartilhe