Aprenda a transferir dinheiro pelo WhatsApp com segurança

O Banco Central autorizou no dia 30 março a realização de transferências bancárias pelo aplicativo.

Os usuários da plataforma de mensagens WhatsApp poderão em breve realizar e receber pagamentos a partir de conversa com uma pessoa, sem precisar abrir o aplicativo do banco. A nova função também pode ser usada em grupos e pelas empresas que têm o WhatsApp Business. Para transferir dinheiro pelo WhatsApp, o usuário deve cadastrar um cartão de débito de uma das instituições financeiras permitidas.

O Banco Central autorizou no dia 30 março a realização de transferências bancárias pelo aplicativo. Nota-se que no ano passado o banco havia suspenso os testes que o Facebook iniciou no país, com o objetivo de verificar os riscos.

A nova função ainda não está liberada, mas saiba quais são as regras e como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp assim que a opção for disponibilizada.

Como funciona o envio de dinheiro pelo WhatsApp?

Então, a partir da liberação da nova função do aplicativo de mensagens, os usuários poderão fazer pagamentos diretamente pelo chat para familiares e amigos, bem como para empresas, através do WhatsApp Business. Desse modo, a operação é concluída sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.

Para conseguir transferir dinheiro pelo WhatsApp é preciso adicionar um cartão com função de débito. Além disso, pode-se aprovar as transações por meio do PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular, de modo a trazer maior segurança. Os dados do cartão são protegidos por criptografia, sendo assim a pessoa que recebe a transferência não tem acesso às informações do cartão

Nota-se também, que é possível visualizar as transferências realizadas nas conversas do próprio aplicativo, ao passo que o histórico pode ser acessado na aba de configurações.

Esse recurso de pagamento é oferecido pelo Facebook Pay, mas não é preciso ter essa rede social para conseguir fazer as transferências. O processamento do pagamento é feito pela Cielo Brasil.

Quais são as regras?

Entre as regras para transferir dinheiro pelo WhatsApp, está a que é preciso ter ao menos 18 anos de idade e um e um cartão de débito emitido por um banco participante. Entre as instituições financeiras participantes estão:

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Os cartões de crédito só podem ser usados para fazer pagamento para empresas, as quais devem ter o WhatsApp Business. Outra regra, é que o dinheiro não pode ser enviado para o exterior.

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp?

Para transferir dinheiro pelo WhatsApp, o usuário pode clicar no ícone clip de papel, ou no símbolo de “+” no caso do Iphone, e apertar na opção de “Pagamento”. Depois disso, basta digitar o valor da transferência e clicar em “Pagar”. Para concluir a transação é preciso ainda inserir senha ou biometria, ao passo que a pessoa que vai receber o dinheiro deve apertar em “Aceitar o pagamento”.

Transferir dinheiro pelo whatsapp
Imagem: reprodução/whatsapp

Além das conversas privadas, também é possível fazer transferências nos grupos da plataforma. Desse modo, deve-se indicar qual pessoa do grupo vai receber o pagamento, e ao efetua-lo todos os integrantes conseguem ver o valor.

Para os amigos e familiares é possível transferir até R$ 1 mil reais por transação, bem como receber até 20 transferências por dia, o valor total de R$ 5 mil por mês. Ademais, o banco também pode estabelecer outros limites de envio e recebimento de dinheiro pela plataforma.

Como cadastrar forma de pagamento?

Para conseguir transferir dinheiro pelo WhatsApp, é preciso primeiro cadastrar um cartão com função de débito. O processo precisa ser feito apenas uma vez.

O usuário deve abrir a conversa para a pessoa em que deseja enviar o dinheiro, clicar no item “Anexar” e em “Pagamento”. Depois, deve apertar em “Continuar” na tela do Facebook Pay e novamente em “Continuar” para aceitar os termos. O próximo passo é criar um PIN de seis dígitos para o Facebook Pay. A pessoa também pode optar por usar "Impressão Digital".

Para continuar, deve-se inserir o nome completo e CPF e clicar em “Avançar”. Feito isso, adicione os dados do cartão> número, data de validade e código CVV. Por fim, o usuário deve clicar em “Salvar”.

É preciso pagar taxas?

A plataforma de mensagens informa que ao enviar dinheiro para familiares e amigos usando o cartão de débito não há cobrança de taxas. Assim como, ao fazer pagamentos para empresa com uso de cartão de débito ou crédito. No entanto, o banco pode cobrar taxas por uso de cheque especial, e a operadora pelo uso de dados móveis.

Um trecho da nota publicada pelo Banco Central no dia 30 de março indica que: “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

No caso dos comerciantes que usam o WhatsApp Business, há a cobrança de uma taxa fixa de 3,99% por transação de pagamento recebido. Ao passo que não há limite para o recebimento de pagamentos de clientes.

Assista o passo a passo para transferir dinheiro com segurança

Leia também:

BC autoriza pagamentos e transferências via WhatsApp

Saiba como bloquear telemarketing no WhatsApp e SMS

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes