Saiba como bloquear telemarketing no WhatsApp e SMS

Procon-SP abriu um novo canal para denúncias de telemarketing. Chamado de “Não me Ligue”, o portal deve ajudar pessoas residentes do estado de SP a bloquearem o excesso de mensagens de propaganda e cobranças nos aplicativos.

Quem nunca recebeu uma mensagem de telemarketing desagradável por SMS ou pelo WhatsApp? Agora, os consumidores do estado de São Paulo poderão bloquear eventuais mensagens de uma forma simples e prática. O Procon-SP decidiu criar um canal exclusivamente para atender esses pedidos, sanado os problemas de quem buscava como bloquear telemarketing.

Como bloquear telemarketing no Procon?

Imagem de um celular android representando a tecnologia 5g
Foto: reprodução

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) permite que haja um bloqueio em ligações de telemarketing há mais de dez anos, no entanto, a função passou por uma nova atualização neste ano de 2021, principalmente pela presença de canais como WhatsApp e SMS. Mas como faz para bloquear o telemarketing no aplicativo de mensagens, por exemplo?

Para isso, o Procon-SP criou o canal “Não me Ligue”, que pode ser solicitado por qualquer pessoa residente do estado de São Paulo. Sendo assim, basta se cadastrar no site do portal e preencher uma espécie de ficha com as informações necessárias para o benefício de bloqueio de telemarketing.

Como funciona o Não Me Ligue?

Após o cadastro, as empresas de telemarketing possuem um prazo de até 30 dias para o bloqueio das mensagens indesejadas. Segundo o Procon-SP, as empresas de outros estados também precisa respeitar a medida. Se isso não acontecer, também pode ser feito uma reclamação no site oficial do Procon.

De acordo com o próprio órgão, até o momento cerca de 2,8 milhões de linhas telefônicas foram incluídas na listagem de bloqueio desde o início do “Não me Ligue”, ativo no dia 10 de março. Mas do mês de janeiro de 2021 até a data em que foi iniciado, 60.526 linhas foram cadastradas.

Outra curiosidade do “Não me Ligue” é que, ao fazer o cadastro, é possível incluir até cinco linhas telefônicas ou de celular por CPF.

Quem é de outro estado como pode bloquear telemarketing?

Bancos digitais de nicho
Imagem: reprodução / unsplash

Não precisa ser residente de São Paulo para solicitar o bloqueio de telemarketing. Desde 2019, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) acatou a implantação do canal “Não me Perturbe”, que permite evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico. Não só as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, mas também as Instituições Financeiras estão inclusas na iniciativa. Para realizar o cadastro basta acessar ao site https://www.naomeperturbe.com.br/ e realizar a solicitação de bloqueio.

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