Como usar o YouTube Shorts, novo recurso lançado no Brasil

Nova ferramenta de vídeos curtos, Shorts começa a ser liberada aos poucos no Brasil dentro da plataforma tradicional do YouTube

Depois de alguns testes com criadores selecionados, o YouTube Shorts finalmente começou a ser disponibilizado no Brasil a partir no dia 7 de junho.

A novidade permite que usuários filmem, editem e compartilhem vídeos de até 15 segundos diretamente no aplicativo do YouTube, sem intermediários para preparar esse conteúdo. É a forma que a empresa de vídeos do Google encontrou para entrar em uma competição direta com o app chinês TikTok.

Como funciona o YouTube Shorts?

O grande diferencial do Shorts em comparação ao TikTok está na integração com o YouTube. Na hora de produzir um vídeo, usuários podem importar áudios diretamente de um vídeo na plataforma, facilitando, assim, as chamadas “correntes”. Além disso, o Shorts também tem uma biblioteca com sons e músicas para ajudar na hora da edição.

“É importante construirmos um ecossistema conectado ao YouTube, onde você pode ir e encontrar as fontes, ou mesmo iniciar a criação conectada ao YouTube Music”, disse Todd Sherman, líder de produto da Shorts do YouTube, ao site de notícias Business Insider. Segundo ele, já no lançamento, a biblioteca tem músicas de 250 gravadoras.

Como acessar o YouTube Shorts

Nada de baixar outro aplicativo. O YouTube Shorts é uma aba dentro do aplicativo de vídeo, localizada ao lado do botão de adicionar um novo conteúdo na barra inferior. Para acessar o novo conteúdo de vídeos curtos, porém, é preciso fazer a atualização da plataforma , o que, de acordo com o Google, será feita de forma gradual no Brasil. Por isso, se não encontrar facilmente a aba do YouTube Shorts em seu aplicativo de vídeos, fique calmo.

Youtube shorts
Divulgação/youtube

Depois da atualização, é só clicar na aba Shorts e navegar pelos vídeos. O funcionamento, enquanto isso, é bem similar ao Reels, do Instagram, e ao próprio TikTok. É possível curtir vídeos, fazer comentários, se inscrever em um canal e compartilhar o vídeo. Todos eles são reproduzidos em loop. Ou seja: se ficar parado no mesmo vídeo, ele continua a reproduzir. Para avançar para o próximo, o usuário deve fazer um movimento de deslizar para cima.

Por fim, há a possibilidade de colocar o vídeo em trends , ou seja, entrar numa playlist de criadores de conteúdo que estão usando uma mesma música e uma mesma hashtag. Para acompanhar essas trends, é só clicar no nome da música no canto inferior esquerdo, onde é possível ver detalhes da música e conferir Shorts com a mesma trilha de fundo. Por fim, ainda dá para acrescentar hashtags, que redirecionam o usuário para vídeos curtos do mesmo tipo.

Como produzir conteúdo

Já para quem quer produzir conteúdo do Shorts, o caminho é diferente. Mas, novamente, similar ao TikTok. Para criar um desses vídeos curtos, o usuário deve clicar no botão +, na barra inferior da tela. Lá, além das opções de começar live e enviar vídeo convencional, há a possibilidade de criar um Shorts. Depois, o usuário é direcionado para uma tela que mostra a câmera e dá opções de girar a imagem, adicionar músicas, aplicar filtros e acelerar o vídeo.

Depois de gravar o Shorts, o usuário é redirecionado para outra tela. Nela, é possível fazer outras edições, como acrescentar filtros e efeitos, frases, ajustar a trilha sonora e outros retoques finos. Depois, só fazer o upload na plataforma com título daquele YouTube Shorts, faixa etária, tipo de conteúdo, agendamento e outras coisas. Assim, depois de publicado, o vídeo curto fica também disponível no canal oficial daquela conta de forma permanente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes