YouTube lança Shorts, ferramenta para rivalizar com o TikTok

Usuários poderão filmar, editar e compartilhar seus conteúdos diretamente pela plataforma de vídeos, sem intermediários

A guerra no mercado de vídeo online continua. O YouTube anunciou, na quinta-feira, 18, uma nova ferramenta para competir com o TikTok. Chamada de Shorts, a novidade permite que usuários filmem, editem e compartilhem vídeos de até 15 segundos diretamente no aplicativo do YouTube, sem intermediários para preparar esse conteúdo.

É uma configuração extremamente similar ao que pode ser feito no TikTok. O aplicativo chinês, conhecido por seus vídeos com dancinhas, animais fofos e com até 1 minuto de duração, ganhou espaço nos últimos anos principalmente entre os jovens e já conta com 690 milhões de usuários ativos mensais de acordo com pesquisa do Business of Apps. 

Além da forma de produzir o conteúdo, o Shorts é parecido também na sua navegação. Assim como no TikTok, o feed da ferramenta será infinito, com vídeos que se repetem sem fim, podendo passar para o próximo rolando a tela para cima. Nas publicações, criadores de conteúdo podem inserir hashtags, enquanto usuários podem curtir, comentar e compartilhar.

como funiona o YouTube shorts?

O grande diferencial do Shorts em comparação ao TikTok está na integração com o YouTube. Na hora de produzir um vídeo, usuários podem importar áudios diretamente de um vídeo na plataforma, facilitando, assim, as chamadas “correntes”. Além disso, o Shorts também terá uma biblioteca com sons e músicas para ajudar na hora da edição.

Youtube shorts, nova ferramenta da plataforma de vídeos
Visual do youtube shorts, nova ferramenta da plataforma (crédito: divulgação/youtube)

“É importante construirmos um ecossistema conectado ao YouTube, onde você pode ir e encontrar as fontes, ou mesmo iniciar a criação conectada ao YouTube Music”, disse Todd Sherman, líder de produto da Shorts do YouTube, ao site de notícias Business Insider. De acordo com ele, já no lançamento, a biblioteca terá músicas de mais de 250 gravadoras.

Por enquanto, a nova ferramenta está restrita aos mercados dos Estados Unidos e sa Índia. No entanto, a plataforma de vídeos deve em breve ficar disponível para usuários globais.

Ameaça do TikTok

Esta não é a primeira movimentação de uma grande empresa americana para tentar reverter o avanço do TikTok. Mark Zuckerberg, recentemente, começou a apostar ainda mais no Reels — ferramenta integrada ao Instagram que também permite a criação de vídeos curtos, muito editados e animados. Ganhou, inclusive, uma aba própria na rede.

É um movimento parecido com o que Zuckerberg fez com o Snapchat. Em 2016, quando a rede social de vídeos instantâneos estava em alta, o executivo do Facebook fez uma proposta de compra. Após ter tido a proposta rejeitada, começou a desenvolver funcionalidades similares ao Snapchat no Instagram (os Stories), no Facebook e até mesmo no WhatsApp.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes