YouTube lança fundo de US$ 100 milhões para competir com TikTok

Plataforma do Google vai usar o valor para remunerar criadores que queiram produzir para o aplicativo Shots

A guerra contra o aplicativo chinês de videos TikTok continua forte no mundo das gigantes americanas da tecnologia. O YouTube acaba de anunciar a criação de um fundo no valor de US$ 100 milhões que será usado para remunerar criadores de conteúdo do Shorts, o aplicativo do YouTube que compete  diretamente com o TikTok.

Assim como o TikTok, o Shorts apresenta vídeos curtos, de rápido consumo. Com o novo fundo, o YouTbube quer atrair novos criadores para seu aplicativo.  A ideia é de que todos os meses algumas centenas de criadores com vídeos populares ofereçam videos e recebam por isso. Diferentemente do funcionamento atual no YouTube, que remunera os criadores pelas visualizações.

O YouTube admite que já está pensando em novas formas de monetização do Shorts para conseguir atrair os astros do TikTok para sua plataforma.  "O [fundo] do Shorts é o primeiro passo em nossa jornada para construir um modelo de monetização para os Shorts no YouTube. Essa é uma das nossas prioridades e levará algum tempo para [acertarmos esse modelo]", disse a empresa, em comunicado divulgado na terça-feira.

O que é o YouTube Shorts

A nova ferramenta do YouTube permite que usuários filmem, editem e compartilhem vídeos de até 15 segundos diretamente no aplicativo de vídeos do Google, sem intermediários para preparar esse conteúdo. É uma configuração extremamente similar ao que pode ser feito no TikTok. O aplicativo chinês, conhecido por seus vídeos com dancinhas e animais fofos entre outros, todos com no máximo um minuto de duração, ganhou espaço nos últimos anos principalmente entre os jovens. Hoje, estima-se que o aplicativo já seja acessado por quase 700 milhões de usuários todo mês, segundo pesquisa do Business of Apps.

Além do formato na produção dos conteúdos, o Shorts é parecido com o TikTok na navegação. O feed da ferramenta no shorts será infinito, com vídeos que se repetem sem fim, podendo passar para o próximo rolando a tela para cima. Nas publicações, criadores de conteúdo podem inserir hashtags, enquanto usuários podem curtir, comentar e compartilhar.

O grande diferencial do Shorts em relação ao TikTok está na integração com o YouTube. Na hora de produzir um vídeo, usuários podem importar áudios diretamente de um vídeo na plataforma, facilitando, assim, as chamadas 'correntes'. O Shorts também terá uma biblioteca com sons e músicas para ajudar na hora da edição.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes