Pandemia levou 75,8% dos gamers a jogar mais, diz pesquisa

Isolamento social e restrições foram determinantes para aumento do tempo utilizado por brasileiros com jogos eletrônicos

Assim como o streaming, o consumo de jogos eletrônicos também teve um salto durante a pandemia e o consequente isolamento social no Brasil. De acordo com a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período de quarentena.

A situação imposta pela pandemia fez com que 51,5% dos jogadores realizassem mais sessões de partidas online com amigos. "Além disso, 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdo relacionado a jogos, e 42,2% disseram ter investido mais dinheiro em jogos durante o período de isolamento social", destaca Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM, empresas por trás do levantamento.

Também de acordo com a PGB, hoje, 72% da população brasileira diz jogar algum jogo.  Desse total, 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. Esta forte presença está relacionada ao tamanho do mercado de smartphones, onde existe uma dominância das mulheres (62,2%). Uma preferência dos brasileiros, com 41,6% jogando em celulares.

Os consoles domésticos ocupam a 2ª colocação, com 25,8% de preferência, seguidos pelo computador, em 3º, com 18,3%. Além disso, quem joga no celular joga mais: 40,8% do público afirma jogar todos os dias. Nos consoles, essa porcentagem é de 15%, enquanto nos computadores é de 19,6%. Esse comportamento é explicado por fenômenos sociais. 

"O smartphone oferece o melhor custo-benefício com diversas funcionalidades e portabilidade, incluindo uma grande quantidade de jogos gratuitos que ganharam destaque no ano passado, como Free Fire e Among Us. Fora isso, os gamers casuais possivelmente se identificam mais com as propostas dos jogos mobile, que oferecem partidas rápidas e mais acessíveis do ponto de vista de habilidades motoras, por conta da simplicidade da interface do aparelho", Carlos Silva, Head de Gaming na GoGamers.

Perfil dos gamers brasileiros

Embora a principal classe social dos jogadores no Brasil seja a média-alta (B2), com 27,6%, com os smartphones se consolidando cada vez mais como principal plataforma de jogos no Brasil, é possível identificar uma ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias (C1, C2, D e E) entre o público gamer, representando quase metade (49,7%, na soma).

Novidade desta edição, a PGB mapeou a etnia dos jogadores brasileiros: quase metade do público se identificou como branca (46%), enquanto outra grande parcela se identificou como parda ou preta (50,3%, na soma). Em relação à faixa etária, a maioria do público é adulta, com 22,5% possuindo entre 20 e 24 anos e 18,6% entre 24 e 29 anos.

O público de 16 a 19 anos representa 10,3% dos entrevistados, enquanto pessoas de 40 anos ou mais de idade representam 18,9% dos gamers no país. Por questões de ética, o estudo não entrevista menores de 16 anos de idade. Esse público, no entanto, é considerado em seção especial (Pais, Filhos e Games), dedicada a entender esse perfil.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes