Google Chrome: entenda a falha de segurança no navegador e saiba como corrigir

Google Chrome apresenta falha na segurança e por isso há urgência em atualizar o navegador nos dispositivos, segundo especialistas.

Recentemente, o Google Chrome apresentou uma vulnerabilidade em seu sistema de segurança, feita por hackers.  A ameaça é zero-day, que atinge computadores com Windows, macOS ou Linux. Assim, há a urgência em atualizar o navegador nos dispositivos, de acordo com especialistas.

E esse procedimento deve ser feito o quanto antes. Porque a falha no navegador atinge na engine V8. Assim,  permite a execução remota de códigos por eventuais invasores explorando falhas no WebAssembly e JavaScript.

A empresa não divulgou mais detalhes sobre este problema. Pelo menos até que boa parte dos usuários tenha instalado a versão atualizada do navegador.  Essa decisão ocorre como uma forma de não alertar hackers que estejam explorando a falha no sistema.

Portanto, a atualização deve ser feita o quanto antes. Mas esse processo é rápido e simples. E o usuário pode fazer de forma manual.

Essa falha pode levar faz com que o hackers consigam acessar códigos nos PCs dos utilizadores. Mas, mesmo sem ter entrado em muitos detalhes, anunciou que a falha está no WebAssembly do Chrome e no JavaScript engine V8.

Nova versão do Google Chrome

Há poucos dias, o Google lançou a versão 88 do navegador Chrome. Apesar de não trazer grandes alterações, a novidade foca mais na correção e melhoria de algumas funcionalidades.

E essa nova versão é uma forma de proteger os usuários das ameaças dos hackers. Por isso a importância de instalar o mais rápido possível.

Sendo assim, quanto mais usuários fizerem a atualização, é melhor. Porque isso evita a disseminação de sua exploração por novos invasores atinjam máquinas.

De acordo com o Google, que publicou um comunicado em seu blog na quinta-feira (4), o Chrome recebeu a versão 88.0.4324.150. Que “inclui uma correção de segurança”, e que já está disponível para Windows, Mac e Linux.

O Chrome informou que a falha, chamada de CVE-2021-21148, foi notificada à plataforma por um desenvolvedor. O comunicado foi em 24 de janeiro deste ano.

“O acesso aos detalhes e links sobre o erro deve ser restrito até que a maioria dos usuários tenha feito a atualização”, disse a empresa. “O Google está ciente de que há relatos de que o CVE-2021-21148 está sendo explorado.”. completou.

Mesmo não sendo raras e anormais, a Google corrige estas falhas. Contudo, esta nova parece ser especial e preocupante. Do que a empresa mostrou, esta é explorada pelos atacantes e a fazer vítimas entre os utilizadores.

Google chrome 1
Imagem: reprodução/youtube

Como atualizar o Chrome

A recomendação é que todos os usuários atualizem o Google Chrome. E mesmo que ele não seja o seu navegador padrão. Este processo pode ocorrer naturalmente ao iniciar o programa, mas você pode também forçar o download do firmware.

Essa é uma forma de garantir que você tenha a proteção das atualizações de segurança mais recentes. Assim, o Google Chrome poderá ser atualizado. Sempre quando uma nova versão do navegador estiver disponível no dispositivo.

Ao fazer essas atualizações, você pode notar diferenças no navegador, em diferentes momentos. Portanto, o usuário recebe uma atualização do Chrome quando disponível.

Em geral, as atualizações ocorrem em segundo plano quando você fecha e reabre o navegador. Se você ficar sem fechar seu navegador por algum tempo, poderá ver uma atualização pendente.

Google chrome 2
Imagem: reprodução/youtube

Passo a Passo

  • No computador, abra o Google Chrome.
  • No canto superior direito, procure a opção Mais Mais.
  • Se uma atualização estiver pendente, o ícone será de uma destas cores:
  • Verde: uma atualização de menos de dois dias.
  • Laranja: uma atualização de cerca de quatro dias.
  • Vermelho: uma atualização de pelo menos uma semana.

Para atualizar o Google Chrome, veja o passo a passo abaixo:

  • No computador, abra o Google Chrome.
  • No canto superior direito, clique em Mais Mais.
  • Clique em Atualizar o Google Chrome.
  • Importante: se esse botão não estiver disponível, a versão mais recente já está instalada.
  • Clique em Reiniciar.

Portanto, o navegador salva suas guias e janelas abertas e as reabre quando é reiniciado. Suas janelas anônimas não serão reabertas quando o Chrome for reiniciado. Se você preferir não reiniciar. Clique em Agora não. A atualização é aplicada na próxima vez que você reinicia o navegador.

Assim, o Google Chrome apresenta a atualização para proteger o computador do usuário de possíveis novas ameaças. E lembre-se: o processo deve ser feito o quanto antes.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes