Memória DRAM: o que é e qual a diferença entre DRAM, RAM E SRAM?

Você sabe qual a diferença entre Memória DRAM, RAM E SRAM? Neste texto vamos explicar mais detalhes sobre esses componentes de hardware. Acompanhe!

Memória DRAM, RAM E SRAM. Termos em siglas que parecem complicados, mas fazem parte do nosso cotidiano. Afinal tratam-se de tecnologias relacionadas aos computadores. E elas ajudam no desempenho dos PCS.

Mas você sabe qual a diferença entre Memória DRAM, RAM E SRAM? De maneira simples podemos defini-las como componentes de hardware que fazem parte do padrão do computador.

E apesar de terem siglas parecidas, cada uma tem um desempenho diferente. A memória RAM dou DRAM são memórias que o computador usa em qualquer caso geral. É diferente de um a memória VRAM, por exemplo, que é  exclusiva da placa gráfica.

E vale lembrar que memória DRAM  e RAM não são a mesma coisa. Complicou? Então não se preocupe. Para entender melhor, continue a leitura deste artigo!

Entendendo o que é memória RAM e memória DRAM

Como você leu no parágrafo anterior, a memória DRAM trata-se de uma ramificação da memória RAM. E antes de explicar sobre ela em si, entenda mais sobre a memória RAM.

A  sigla RAM vem do do inglês Random Access Memory, , que significa Memória de acesso randômico ou Memória de acesso aleatório.

Este é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. Assim, a função da memória RAM o acesso aos arquivos armazenados no computador.

Mas diferente da memória do HD, a RAM o armazenamento de conteúdos não é permanentemente. Portanto, é responsável pela leitura dos conteúdos quando requeridos.

Em resumo, a memória RAM é um espaço temporário para que os trabalhos do PC sejam realizados. Como abrir programas e executar aplicativos, E após essa execução, os arquivos permanecem apenas no HD.

A memória RAM é dividida em dois tipos; memória DRAM e SRAM. Veja o diferencial delas.

Memória dram mão
Imagem: reprodução/freepik

Memória DRAM

Sigla de dinâmico RAM, a memória DRAM é o tipo mais comum e menos caro dentre as memórias RAM. Ou seja, a DRAM requer um poder refrescante contínuo para poder manter a sua carga . Que é o que mantém a informação no lugar.

Assim, a memória DRAM deve ser refrescada cada vez que é lido. Além da leitura de atualização, o sistema deve atualizar DRAM a cada 15 microssegundos para reter a informação que detém.

Memória SRAM

A sigla vem de estática RAM. A memória SRAM costuma ser muito mais cara do que o DRAM . Portanto, a SRAM para funcionar também requer grande quantidade de espaço no interior do computador. São quatro vezes mais em comparação com a memória DRAM.

Mas o diferencial da SRAM é que ela não tem que ser atualizada de energia. Assim o processo se torna mais rápido para o acesso. Todavia, enquanto o poder do computador não é desligada , SRAM não vai cumprir a sua informação . Além disso, a memória SRAM requer menos energia para funcionar.

No entanto, SRAM requer seis vezes mais transistores para armazenar. Esta é a mesma quantidade de informação exigida pela memória DRAM. Por isso a memória SRAM  se torna muito mais cara.

Peça memória dram
Imagem: reprodução/freepik

Desvantagens da memória DRAM e SRAM

A memória DRAM  em sua maioria tem modelos mais lentos. Isso ocorre porque necessitam de um processo constante de atualização dos dados.

Outra desvantagem é que quando ativa, a memória DRAM consome muito mais energia do que as  memórias SRAM. A DRAM é diferente de uma mais flash, ela é volátil e perde rapidamente seus dados caso o fluxo de energia seja extinto.

O alto custo da memória SRAM é uma desvantagem, mas necessária para uma bora produção. Isso porque há a  necessidade de utilizar mais transistores para funcionar.

E outro ponto de desvantagem da memória SRAM é também por conta dos transistores, que ocupam mais espaço, e consequentemente que reduz a capacidade máxima da memória.

Mais uma desvantagem é por toda esse grande número de componentes, a memória é muito maior, e ocupa espaço demais nos chips. Isso é resultado da necessidade de muitos transistores.

Neste texto você viu que uma conclusão simples que se pode chegar é que a memória DRAM é uma versão atualizada e mais moderna que a SRAM. Ela reduz custos e assim torna mais acessível a tecnologia. Apesar de todas as suas desvantagens, a criação da DRAM acelerou na tecnologia da computação.

+ Iphone 15 tem na cor rosa e preço começa em R$ 7,2 mil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes