O que é o Natrium, reator nuclear que Bill Gates pretende desenvolver

Projeto de construção tem objetivo de impulsionar energias renováveis para combater as mudanças climáticas

Fundador da Microsoft e no meio de um polêmico processo de divórcio, Bill Gates encontrou um tempo em sua agenda para desenvolver novas tecnologias de energias renováveis. O empresário anunciou na última semana, ao lado do bilionário Warren Buffet, o desenvolvimento do Natrium, um novo reator nuclear. A iniciativa faz parte de um projeto maior de Gates: o de impulsionar energias renováveis para combater as mudanças climáticas.

Construção do Natrium

Apresentado no final de semana, o Natrium será desenvolvido em sua versão piloto pela TerraPower, empresa de energia fundada por Gates há 15 anos, e pela PacifiCorp, empresa de energia de Warren Buffet. Agora, a projeção é que o reator seja construído em uma usina de carvão desativadas em Wyoming, nos Estados Unidos, hoje, considerada uma das regiões principais dos Estados Unidos na produção de carvão e de combustíveis fósseis.

De acordo com informações divulgadas pela TerraPower, o projeto-piloto do Natrium deve demorar aproximadamente sete anos para ser concluído e recebeu US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões, na cotação de hoje ) em um pacote de financiamento inicial do Departamento de Energia para iniciar o projeto, segundo o site Business Insider.

Além disso, o Departamento de Energia disse que deve fazer novas injeções de capital ao longo dos próximos anos. "Esse pequeno reator modular fornecerá energia sob demanda e resultará em uma redução geral nas emissões de CO2. Também criará centenas de empregos bem remunerados por meio da construção e operação da unidade", disse o governador do estado de Wyoming,  Mark Gordon, em uma publicação em seu perfil oficial no Twitter.

Como funciona o reator

Assim como outros projetos de Bill Gates, o Natrium busca trazer inovações em áreas que precisam de novos caminhos contra mudanças climáticas. Gates também está atrás, por exemplo, de vasos sanitários mais 'responsáveis'. No caso do reator, o projeto desenvolvido por Gates e Buffet traz um conceito que combina um reator de sódio com um sistema de armazenamento de sais fundidos capaz de produzir 345 megawatts.

Segundo a empresa, o novo sistema de armazenamento, mais sustentável e seguro em comparação com outros adotados atualmente, permitirá aumentar a produção de energia para 500 megawatts de eletricidade por mais de cinco horas e meia quando necessário. Com isso, há energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências. "[A tecnologia] deve simplificar os reatores existentes", diz Fórum da Indústria Nuclear Espanhola em texto oficial.

Como combustível, o reator nuclear de ondas viajantes deve usar urânio empobrecido ou urânio natural como combustível. Além disso, equipamentos não-nucleares ficarão em edifícios separados, facilitando a construção do reator e reduzindo a complexidade. Assim, será possível levar rapidamente reatores do tipo para outros países e mercados depois dos primeiros testes realizados nessa planta-piloto a ser construída nos EUA.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes