Por que o Telegram foi suspenso no Brasil e quando volta?

A determinação atende a um pedido da Polícia Federal

Com milhares de usuários no Brasil, o Telegram foi suspenso no país nesta quarta-feira, 26 de abril, por decisão da Justiça Federal no Espírito Federal, já que a empresa não forneceu dados solicitados pelas autoridades sobre neonazistas operando na rede.

Telegram foi suspenso no Brasil

De acordo com a 1ª Vara Federal de Linhares (ES), em trecho da decisão, a companhia  não cooperou com a investigação das autoridades brasileiras.

"Os fatos demonstrados pela autoridade policial revelam evidente propósito do Telegram de não cooperar com a investigação em curso", diz o documento.

Em coletiva nesta quarta, o Ministro da Justiça anunciou multa e suspensão de Telegram por não enviar dados completos sobre grupos neonazistas: "Nós sabemos que isso está na base da violência contra nossas crianças e adolescentes", disse Flávio Dino.

A justiça também multou o Telegram em um milhão de reais por dia por "descumprimento" e ordenou a "suspensão temporária de (suas) atividades.

Ainda não há informação de quando a rede social voltará a funcionar.

Quem é o dono do Telegram?

Pavel Durov é o fundador e proprietário do aplicativo de mensagens Telegram, que tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

O Telegram, de uso gratuito, compete com aplicativos de mensagens como o WhatsApp do Facebook.
Durov deixou a Rússia depois de se recusar a cooperar com o serviço secreto russo e fornecer dados criptografados dos usuários de sua primeira rede social.

Ele, que se naturalizou francês em 2021, mudou-se com o Telegram para Dubai em 2017. De acordo com a Forbes, sua fortuna está estimada em US$ 11,5 bilhões.

+ Como a tirar dados pessoais do Google 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes