Startup Quicko, de mobilidade, recebe investimento de R$ 100 milhões

Quicko cresceu 11 vezes em número de usuários em 2020 e superou 3,3 milhões de downloads; para este ano, meta é chegar às principais regiões metropolitanas do país

A startup brasileira de mobilidade Quicko anuncia uma rodada série B de R$ 100 milhões. O novo investimento foi aprovado pelo Grupo CCR e J2L Partners, que já haviam investido R$ 37 milhões em 2018, na mesma proporção do anúncio atual, de 80% e 20%, respectivamente. O novo investimento permitirá à empresa acelerar sua expansão pelo Brasil até o fim do ano, além de desenvolver novas ferramentas voltadas a facilitar ainda mais os deslocamentos urbanos.

Para Pedro Somma, CEO da Quicko, este segundo aporte recebido demonstra a satisfação dos investidores com os resultados e a confiança no potencial de expansão para os próximos anos. “Ter esse reconhecimento e esse voto de confiança da J2L e da CCR nos coloca em posição de brigar com as plataformas estrangeiras. Nenhuma delas tem o conhecimento da realidade brasileira e a agilidade que nós temos para desenvolver soluções relevantes para os clientes, os operadores e o poder público locais", disse, por nota.

O que é o Quicko

Lançado em novembro de 2018, em São Paulo, o Quicko App chegou em 2020 ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. No primeiro trimestre de 2021, o aplicativo também começou a operar em mais quatro cidades: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Campinas.

Mesmo no cenário de redução dos deslocamentos provocada pela pandemia, o aplicativo vem apresentando crescimento expressivo. Enquanto o número de usuários do transporte público chegou a cair para 20% do registrado na pré-pandemia, o Quicko App teve mais de 3,2 milhões de downloads e cresceu mais de 11 vezes em número de usuários em 2020.

Como funciona

A Quicko é uma plataforma que usa tecnologia para tornar os deslocamentos urbanos mais inteligentes. A plataforma funciona como um marketplace de mobilidade e conveniência, oferecendo sugestões de rotas que combina diversos modais públicos e privados, como ônibus, metrô, trens, táxis, carros de aplicativo e bicicletas compartilhadas, além de serviços como aluguéis de guarda-chuva e baterias externas para a recarga de celulares e outros dispositivos.

“O Quicko App é a primeira e única plataforma brasileira de Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço. Nossa ideia é reunir tudo o que o cliente precisa para suas jornadas diárias, desde a sugestão de rotas de transporte até a compra de passagens, desbloqueio e uso dos serviços de mobilidade”, explica Somma. “Trata-se de colocar a mobilidade a serviço das pessoas, transformando os dados de todos os modais disponíveis em informações e ferramentas que facilitam e melhoram os trajetos urbanos.”

O Quicko App também permite a recarga de bilhete único e mostra a localização dos ônibus em tempo real, evitando que as pessoas precisem pegar filas ou fiquem expostas a riscos desnecessários de contaminação pelo coronavírus enquanto aguardam nos pontos de ônibus.

Ele conta também com uma Central de Notificações, com notícias importantes sobre a operação do transporte público, enviando alertas para usuários em caso de problemas que afetem os deslocamentos. A plataforma conta ainda com uma ferramenta colaborativa permitindo que os usuários compartilhem informações sobre lotação, atrasos ou má conservação dos ônibus, entre outras.

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