Teclado virtual: saiba o que é e aprenda o passo a passo de como ativar

O teclado virtual ajuda não apenas na digitação, como também em proteger dados sigilosos. Acompanhe mais detalhes no artigo.

O teclado virtual se tornou um elemento muito útil para a segurança de informações. O recurso, normalmente ativado na falta do teclado físico, ajuda a proteger dados sigilosos e evitar a invasão de hackers.

Porque quando se usa o teclado físico, informações como senhas e logins, ficam na memória do computador. Assim, há maiores chances de interceptação.

Por isso, a versão virtual é a melhor opção para digitar dados sigilosos. Essa opção está presente no Windows, por meio da ferramenta Facilidade de Acesso.

Com ele, é possível acessar o teclado virtual através da barra de pesquisas. Ela fica ao lado do menu Iniciar no sistema operacional. É bem fácil e rápido de acessar!

Outro recurso interessante desta ferramenta é a possibilidade de digitar textos e visualizar todos os caracteres especiais. O que facilita bastante a vida do usuário.

E neste artigo você vai entender mais sobre o teclado virtual  e também aprender como ativá-lo em seu computador. Então continue a leitura e aproveite o conteúdo!

 

Teclado virtual ferramenta
Imagem: reprodução/freepik

O que é o teclado virtual

O teclado virtual funciona por meio de um software, que permite entrada de texto em programas de computador . Portanto, é uma maneira alternativa ao teclado convencional, em situações que seu uso não é possível.

E sua operação de baseia em receber entradas de um dispositivo apontador. Como por exemplo o mouse, um ecrã tátil ou uma stylus sobre uma imagem de teclado . Posteriormente, ela é convertida para um caractere de texto, que é escrito na tela do editor.

Os teclados virtuais podem ser encontrados em dispositivos. Os principais exemplos são os computadores, laptops, celulares, tablets, consoles portáteis e caixa eletrônicos.

Como citado anteriormente, outro importante uso do teclado virtual é de dificultar as fraudes. Como, por exemplo, em operações bancárias feitas pela Internet. Algo que se tornou comum no cotidiano de muitas pessoas.

Uma das formas mais comuns de fraude é a instalação de um spyware ou cavalo de Tróia (programa-espião) no computador da vítima. O programa-espião "copia" todas as teclas digitadas e envia a listagem, por e-mail, para o computador do fraudador. 

Em seguida, o programa  localiza os dados bancários, incluindo a senha, e usa estas informações para movimentar ilegalmente a conta bancária da vítima.

Contudo, se a senha for digitada clicando-se com o mouse em um teclado virtual, o programa-espião não terá meios de obtê-la. Porque ele não possibilita que os programas dos fraudadores gravem as teclas pressionadas. Assim, há menos riscos.

Teclado virtual ativar
Imagem: reprodução/youtube

Como ativar o teclado virtual

Veja abaixo um passo a passo de como ativar o teclado virtual em seu dispositivo, usando o Windows 10 e no Gmail. O teclado virtual do Gmail pode ser útil para escrever uma mensagem em outro idioma, por exemplo. E quando quiser usar caracteres especiais. Assim, a ferramenta se torna uma ótima alternativa.

No Windows 10

  • Clique no botão “Iniciar”. Ele é representado pelo ícone do Windows Fica no canto inferior esquerdo do desktop;
  • Selecione o menu de “Configurações”;
  • Clique em “Configurações do Windows”
  • Clique em “Facilidade de Acesso”;
  • Acesse a opção “Teclado”, na coluna da esquerda
  • Ative a chave “Usar Teclado Virtual”;
  • Clique em teclado virtual / reprodução
  • O teclado virtual poderá ser movimentado livremente pela tela.
  • Para desativá-lo é só fechar a janela clicando no “x”.

No Gmail

  • Crie uma nova mensagem no Gmail;
  • Clique no ícone de teclado, no canto superior direito. Fica ao lado do ícone de engrenagem;
  • Na janela com opções que abrir
  • Escolha um de sua preferência
  • Dê um duplo clique sobre ele;
  • O novo teclado virtual aparecerá no box “Ferramentas de inserção de texto selecionadas”;
  • Clique em “OK” para salvar o teclado escolhido;
  • Ao selecionar, novamente, o ícone de teclado
  • Selecione-o e, depois, clique em “Mostrar teclado”;
  • Agora já é possível usar o teclado virtual personalizado
  • Pronto! Você já pode fazer o uso do teclado virtual

O teclado virtual vai te auxiliar a mandar mensagens em outros idiomas, além de reforçar a sua segurança. Por isso, quando precisar digitar informações importantes e dados sigilosos, não deixe de usar essa opção.

Se você gostou de aprender mais sobre o teclado virtual e as suas funções, acompanhe mais artigos como esse em nossa sessão de tecnologia. Aqui você encontra as melhores notícias e artigos do mundo da informática e inovações tecnológicas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes