Pesquisa mostra que 56% das vítimas de golpe digital pagaram 'resgate' em 2020

Do total, apenas três a cada dez conseguiram seus dados de volta e maioria dos que aceitaram fazer o pagamento tem idade entre 16 e 24 anos

O ransomware, espécie de vírus que 'sequestra' dispositivos e cobra resgate em criptomoedas, está se tornando cada vez mais frequente no Brasil, com aumento que chega a 311% até o final de 2020, aponta pesquisa. Com isso, cresce, também, o número de vítimas. De acordo com estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, 56% das vítimas de ransomware no Brasil pagaram pelo resgate dos dados.

Enquanto isso, apenas três a cada dez pessoas conseguiram efetivamente seus dados de volta. Afinal, 80% das vítimas sofreram algum tipo de perda: 44% não conseguiram recuperar uma quantidade significativa de arquivos, 20% perderam poucos dados e, por fim, 16% perderam tudo após o ataque. Ao mesmo tempo, a Kaspersky alerta que 56% dos entrevistados no estudo nunca tiveram acesso a nenhuma informação sobre o golpe virtual.

A pesquisa também revelou que são os usuários mais novos que mais pagam para tentar recuperar dados nesse tipo de golpe -- talvez por ter mais acesso ao pagamento por criptomoedas ou por armazenar informações e fotos mais sensíveis em seus dispositivos. Dois terços dos 15 mil entrevistados possuem entre 35 e 44 anos. No entanto, do total geral, 52% dos participantes com idade de 16 a 24 anos admitiram ter feito pagamentos.

Proteção contra o golpe

Fabiano Tricarico, diretor de consumo da Kaspersky para a América Latina, disse ao site Olhar Digital que a melhor decisão é não pagar o resgate. “Na verdade, ao efetuar [o pagamento], observamos o efeito contrário, pois o criminoso saberá que os arquivos são valiosos e isso motivará que eles ataquem a mesma vítima seguidamente. (…) Impedir o ataque ou fazer com que ele não seja lucrativo é a melhor maneira de fazer com que os criminosos percam o interesse nesse golpe”, diz o especialista em segurança digital.

Além disso, a Kaspersky alerta para que o usuário tente descobrir o nome do vírus que infectou o dispositivo para saber como desbloquear os arquivos; evitar clicar em links de e-mail suspeitos, assim como não abrir anexos de remetentes desconhecidos; não inserir pen drives ou outros dispositivos do tipo em seu computador se não souber de onde vieram; e, enfim, fazer backups regulares de seus dispositivos para mantê-los sempre seguros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes