10 dicas de cuidados na hora de viajar de carro com o pet

Como viajar de carro com o pet – separamos dicas infalíveis para o bichinho de quatro patas fazer uma viagem tranquila e relaxante. Confira

Viajar de carro é uma aventura e tanto! A gente passa dias planejando o roteiro, lugares de parada e o que fazer para entretermos durante o caminho. Mas, quando é preciso levar o pet, uma série de cuidados é necessária  na hora de viajar de carro com o pet. Tudo para que seu amigo de quatro patas aproveite todo o trajeto com tranquilidade e segurança.

1 –  Check-up prévio

Antes de viajar de carro com o pet  é necessário se certificar que os exames clínicos de saúde dele estão atualizados. É imprescindível também, checar se as vacinas obrigatórias estão em dia.

Em caso de os bichinhos tomarem medicamentos controlados, o tutor precisa levar a receita. Uma outra dica é prevenir tanto os pets quanto à remédios de pulgas e vermes.

2 – Atestado médico

Para viajar de carro com o pet ou até mesmo viajar de qualquer outra forma, é necessário ter um atestado de trânsito que deve ser levado para a viagem juntamente com a carteira de vacinação. Se a viagem, por exemplo, for interestadual, a lei que regulamenta o transporte de animais domésticos exige essa documentação. Caso contrário, o policiamento está autorizado por lei (Artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro), em reter o animalzinho.

3 – Náuseas e enjoos durante a viagem de carro com o pet

Assim como nós, adultos, os bichinhos de quatro patas também sentem-se mal com o balanço do carro. É comum, ao viajar de carro com o pet, eles sentirem náuseas. O recomendado por médicos veterinários é pedir, com antecedência, uma receita com indicação de uma medicação adequada.

4 - Como deve ser a alimentação?

Recomenda-se manter a dieta habitual, que eles já estão acostumados a fazer em casa.

Quando o percurso for longo, é primordial que o tutor ofereça comida e água em pequenas quantidades para evitar a desidratação, principalmente, em locais com temperaturas elevadas.

5 - O que levar na mala?

Ao viajar de carro com o pet, os tutores devem se atentar a uma bagagem exclusiva só do animalzinho. Segundo os veterinários, a mala do bichinho de quatro patas deve ser composta por: guia, coleira, pingente de identificação (que tenha o contato do tutor), toalha, brinquedos, caminha, mantinhas, kit de higiene e ração em quantidade suficiente até o final da viagem, além dos potes de comida e de água.

Não se pode esquecer também dos remédios recomendados pelo veterinário em casos de emergência, como citamos anteriormente.

Em viagens extensas, uma sugestão pode ser o uso de fraldas descartáveis e confortáveis, que prezam o bem-estar do bichinho. Não é recomendado que o animal segure o xixi por um longo período. Vale lembrar que as fraldas são exclusivas para xixi, possuem formato anatômico e diferenciado para machos e fêmeas.

6 - Como relaxar o pet?

10 dicas de cuidados para viajar de carro com o pet
(foto: divulgação/ freepik)

Uma das táticas para relaxar o bichinho de quatro patas é deixar a vista do cão ou gato, alguns de seus brinquedos favoritos. A caminha ou mantinha também são artifícios de relaxamento que, segundo especialistas, dão segurança ao animal. Os petiscos também garantem uma tranquilidade e há casos de animais agitados e nervosos que precisam de remédios mais fortes para diminuir o estresse.

7 – Paradas ao viajar de carro com o pet

As pausas também auxiliam no relaxamento do cão. Quanto aos felinos, por exemplo, eles preferem não pausar muito porém, os cães adoram explorar o ambiente e darem uma espairecida.

 8 - Segurança durante o transporte dos cães

Por lei, o tutor que viajar de carro com o pet deve levar em consideração o uso de cinto de segurança para cães. Ele é acoplado ao cinto normal e prende na coleira ou peitoral do cão. Não é indicado colocar os pets no banco da frente do veículo, pois o banco traseiro garante mais proteção.

Se você tiver um gatinho, a orientação é que ele seja transportado em uma caixa para gatos, que deve ser presa com o cinto de segurança.

9 - Temperatura dentro do automóvel

Se tiver ar-condicionado, o recomendado é deixar o carro em temperatura neutra, nem muito quente e nem muito fria, para priorizar o bem-estar dos viajantes. Quanto às janelas, o ideal é mantê-las fechadas. Caso contrário, o vento pode irritar os olhos e ouvidos dos cães, bem como algum cisco pode entrar nos olhos e vias aéreas, causando incômodo para o pet.

10 - Atenção durante a pandemia da Covid-19

Assim como a higienização dos humanos, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a dos animais também devem ser feitas. Ao viajar de carro com o pet, é necessário, ao sair do veículo, que o tutor limpe as patas dos bichinhos antes de entrarem novamente ao carro.

Pode-se usar um xampu próprio para eles, para não haver problemas de pele e, em seguida, é necessário um bom enxágue para retirar todo o produto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes