ADR: você sabe o que é e qual a diferença em relação ao BDR?

Explicamos como funciona um American Depositary Receipt para quem está começando a entender os mercados de ações

É possível investir em empresas estrangeiras daqui, assim como investidores americanos também podem investir em empresas de outros países nas bolsas americanas. Conheça melhor os ADRs e BDRs.

Se você ainda está conhecendo e estudando o mercado  de ações, já deve ter ouvido falar em ADR, mas talvez não saiba muito bem o que é, como funciona e qual a diferença em relação a um BDR. Vamos explicar agora!

Primeiramente, saiba que ADR é a sigla para American Depositary Receipt, ou seja, Recibo Depositário Americano em português. Trata-se, de forma resumida, de um recibo de ação estrangeira emitida para negociação na bolsa de valores nos Estados Unidos. Ele foi criado com o objetivo de permitir a empresas de outros países participarem do mercado acionário na terra do tio Sam.

Por exemplo, quando uma empresa brasileira pretende ser negociada em uma bolsa americana é preciso que isso aconteça através destes recibos ou títulos. Deste modo, os americanos que querem investir em uma empresa brasileira podem comprar seu ADR

 

Como funciona a emissão de um ADR?

 

Primeiramente, um banco nacional adquire as ações das empresas e se torna responsável por elas. Depois, os bancos americanos, que são os depositários, compram as ações dessas empresas. Eles as transformam em ADRs e definem a proporção dos mesmos equivalente a uma ação. 

A negociação se dá através das bolsas de valores como explicamos. É possível que o investidor americano adquira ADRs de empresas brasileiras diversas, como Ambev, Bradesco, Embraer e Petrobras.

Assim como acontece com os BDRs para os brasileiros, investir em ADRs é uma forma de diversificação para o investidor americano. 

 

Quais os tipos no mercado?

 

Há três tipos de ADR no mercado: os de nível 1, 2 e 3. O 1 é básico e há menos exigências para a sua negociação em território americano. No nível 2, a empresa precisa divulgar informações financeiras ao banco americano depositário. Com isso, a negociação costuma ser maior. 

O nível 3 de ADRs, por sua vez, depende da empresa lançar novas ações no mercado por meio de um IPO, ou oferta pública na Bolsa. Com isso, a empresa consegue levantar capital e ganha visibilidade.  

O que é adr
Imagem: reprodução / unsplash

E qual a diferença entre um ADR e um BDR?

 

A diferença entre ADR e BDR é simples de entender. Isso porque da mesma forma que um investidor americano pode aplicar o dinheiro em uma empresa brasileira através de um ADR, o investidor brasileiro consegue investir em uma empresa americana por meio de um BDR. 

O chamado Brazilian Depositary Receipt também é um recibo ou certificado de ação estrangeira emitido como título na Bolsa de Valores daqui.  Ou seja, o investimento não acontece diretamente na ação da empresa, mas em uma espécie de direito que representa a ação. A fiscalização é realizada pela Comissão de Valores Mobiliário (CVM).

Até setembro deste ano, apenas investidores qualificados tinham acesso a BDRs, pois era preciso investir ao menos R$ 1 milhão. Mas a CVM mudou as regras e investidores de varejo também passaram a ter acesso a eles. 

Deste modo é possível investir em BDRs da Apple, Microsoft e Coca-Cola, além de títulos representativos de empresas brasileiras que abriram capital no exterior, como Stone e XP. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes