Antúrio: aprenda como cuidar da planta associada à sensualidade

Descubra todos os cuidados para a manutenção de uma planta saudável. Além disso, você vai descobrir a sua origem e o que essa flor exótica representa.

O antúrio, de nome científico Anthurium, é natural das Américas. Especificamente, das regiões sul e central.

De beleza exótica, a planta chama a atenção pelas folhas largas e bem esverdeadas. Ademais, o antúrio possui uma bela sessão colorida, que confunde os inciantes em botânica. Embora o final do caule seja comumente chamado de flor, aquilo é na verdade uma inflorescência.

Em resumo, a inflorescência é formada pelo espádice (espiga onde brotam as florzinhas) e a espata (bráctea colorida, ou a folha modificada).

Outra detalhe sobre o antúrio é que suas flores são hermafroditas. Ou seja, elas nunca se autofecundam.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Gostou das curiosidades? Role para baixo para saber mais informações e descubra quais são as dicas para fazer o antúrio florescer no seu lar.

 

Antúrio, cuidados necessários.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Como cuidar de antúrio?

É interessante saber sobre a origem da planta, porque isso dá dicas de como cada espécie gosta de ser cuidada. O antúrio, por exemplo,  é nativo da América do Sul, mais precisamente da região de florestas tropicais, que são muito úmidas. Logo, o clima seco não costuma fazer bem para a flor.

Confira abaixo quais são os cuidados necessários para preservar a planta.

 

Solo

Para manter um antúrio saudável, preserve-o numa superfície rica em matéria orgânica -com pelo menos dois compostos. Simplificando, esse composto é uma mistura entre terra comum, substrato e fibra de coco.

Sendo assim, adube a planta de quinze em quinze dias. Isso pode ser feito com misturinhas naturais ou sintéticas. O adubo comumente utilizado em antúrios é o NPK 10-10-10.

Já em relação ao local onde ele é plantado, a espécie se adapta bem ao solo direto e a vasos. No segundo caso, atente-se ao sistema de drenagem do pote, uma vez que o antúrio não gosta de água acumulada.

Por fim, para saber a hora do replantio, preste atenção nas raízes. Se elas estiverem apontando para fora da terra, isso indica que a planta precisa de um vaso maior. Aproveite esse momento para acrescentar mais composto orgânico no solo.

 

Rega do antúrio

De maneira geral, os antúrios apreciam umidade. Porém, não é para confundí-los com plantas aquáticas, viu? Então não se empolgue na irrigação.

Durante os meses de primavera e verão, mantenha a terra úmida. Já no inverno, diminua a frequência. Em dias de calor intenso, a dica é borrifar água morna nas folhas e deixar o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas.

Outra sugestão para dias mais secos é borrifar água nas folhas. Isso garante brilho e viscosidade.

 

Opção de antúrio em vaso.
Imagem: Reprodução / Anthurium Info

Iluminação

O antúrio precisa de mais ou menos quatro horas de sol por dia. Apesar de gostar de calor, a planta não se adapta bem a locais em que a incisão do sol é direta.

Portanto, na hora de posicionar o seu antúrio dentro de casa, escolha um ambiente sem incidência direta da luminosidade.

Já se você for plantá-lo no jardim, posicione-o embaixo de uma espécie mais alta. Dessa maneira, você protege a flor do sol.

 

Poda do antúrio

Essa parte não dá trabalho, porque o antúrio não precisa de podas. A manutenção é simplesmente cortar as folhas secas, mortas e amareladas.

 

Pragas e doenças comuns

Entre os bichinhos que adoram fazer visitas aos antúrios estão os pulgões, ácaros, cochonilhas, lesmas, caracóis e lagartas. Para evitá-los, você pode apostar no inseticida caseiro.

Outra solução simples para afastar essas pragas é a mistura água com fumo ou sabão. Em ambos os casos, faça a mistura e, em seguida, pulverize-a sob as folhas da planta.

Contudo, se as folhas do antúrio apresentarem manchas marrons, isso significa presença de fungos. Para restaurar a saúde do organismo, remova as folhas doentes e aplique fungicidas específicos para plantas.

 

Vaso com antúrios rosa.
Imagem: Reprodução / Vrij Van Rechten

 

Como plantar antúrio?

Para realizar o plantio, existem três opções: sementes, estaquias ou mudas prontas. A escolha depende da paciência do jardineiro, pois as sementes, por exemplo, demorarão muito mais tempo para brotar do que as mudas prontas.

 

Plantio por semente

O primeiro passo desse plantio é localizar as sementes. Elas ficam na espiga da planta. Lembre-se de fazer isso somente com exemplares maduros. Não realize o processo em antúrios que não atingiram a idade adulta.

Em seguida, remova as sementes e logo depois, coloque-as num vaso com substrato. Tampe o recipiente com um pano de cor clara ou um plástico filme. Deixe um espaço entre a terra e a cobertura.

A rega do substrato é frequente, mas cuidado para não encharcar o solo. A luz, por sua vez, é indireta. Atenção também à temperatura, já que a ideal é acima de 24°C. Se você mora em regiões frias, plante o antúrio no verão.

A germinação ocorre entre 20 e 30 dias. Depois disso, replante o exemplar num vaso maior ou num canteiro, logo após o aparecimento das primeiras folhas e raízes.

 

Plantio por estaquia

Em segundo, há a opção da estaquia. Nesse caso, você vai precisar cortar alguns galhos de um antúrio adulto para realizar o plantio.

Para fazer o processo, comece esterilizando uma faca ou uma tesoura com álcool. Isso evita que a planta se contamine com bactérias e também, diminui o aparecimento de doenças.

Em seguida, realize cortes de 10 a 15 cm nos galhos mais próximos do caule principal. Depois, coloque as estacas num vaso com água. Certifique-se de que o líquido cobre somente a porção inferior da planta. Para que as raízes apareçam, deixe recipiente num local com luz indireta. Cuidado com as temperaturas frias. Para proteger as estacas do antúrio, mova-o para dentro de casa quando estiver menos de 22°C.

Após o aparecimento das raízes, transfira a planta para um vaso com substrato fértil. Borrife água diariamente no seu exemplar até o enraizamento completo.

 

Plantio por mudas

O plantio do antúrio por mudas é, na verdade, um replantio, uma vez que no momento da compra a planta já está enraizada. Logo, basta ir transferindo o corpo para vasos maiores, conforme o seu crescimento.

Ademais, o antúrio é uma família com mais de 600 espécies. Portanto, na hora da aquisição, pesquise as características do seu exemplar para descobrir qual é a altura média da plantinha que você está comprando. Dessa forma, você consegue escolher o antúrio ideal para o seu espaço.

 

Antúrio branco.
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Significado do antúrio

Antúrio vem do nome grego Anthos, que significa flor. A espécie representa hospitalidade, confiança, iluminação e fortuna.

Além disso, o antúrio é considerado afrodisíaco. Uma das explicações é que a espiga ereta e as flores lembram partes do corpo humano. Quando usado em buquês de noiva, o exemplar simboliza sensualidade ardente.

 

Antúrio: cores mais comuns

O antúrio, como já citado anteriormente, vem de uma família com mais de 600 exemplares. Logo, a planta pode ter inflorescência nas cores mais diversas. Os tons mais comuns no Brasil são espécies em branco, rosa e vermelho.

 

Antúrio, arranjo branco.
Imagem: Reprodução / Gardenista

Buquê de antúrio para casamentos

A espécie é sinônimo de senualidade, amor e confiança. Logo, essa é uma ótima planta para adicionar no buquê, já que simboliza importantes valores a serem cultivados numa união.

O antúrio no buquê pode ser utilizado de diferentes maneiras. Uma opção é harmonizá-lo com outras plantas, mas ele também fica lindo sozinho em arranjos mais simples.

 

Buquê de antúrio.
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

 

Antúrio buquê grande.
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Buquê simples de antúrio.
Buquê simples de antúrio. Imagem: Um Belo Dia / Via Casamentos

Antúrio é venenoso?

Por fim, é importante citar que o antúrio possui propriedades tóxicas. Portanto, tome cuidado no manuseio, pois o suco da planta pode causar alergia.

Além disso, não permita – em nenhuma hipótese – que um pet ou uma criança façam a ingestão do suco do antúrio. A substância pode causar graves distúrbios gástricos.

 

Fontes: Mundo Husqvarna, Minhas Plantas e Optolov.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes