Músicas de Gal Costa: 10 preciosidades do ícone da MPB

Famosa faleceu nesta quarta-feira, 9 de novembro.

Uma das maiores cantoras do país, Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, aos 77 anos de idade. As músicas de Gal Costa continuarão no coração do fãs e o legado da cantora permanecerá na história da indústria musical brasileira.

A cantora chegou a realizar uma cirurgia em setembro para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e permaneceria em repouso até o mês de novembro, em que já tinha datas de shows marcados. Desde então, a famosa não se apresentava. Não foi revelado se o estado de saúde da cantora foi prejudicado pelo procedimento cirúrgico.

+8 artistas do Nordeste para você conhecer e deixar sua cultura mais rica

Músicas de Gal Costa que marcaram a carreira da famosa

Relembre a trajetória da grande voz da Música Popular Brasileira:

Chuva de Prata

Referência musical desde os anos 1960, Gal Costa se tornou uma musa da Tropicália e tocou ao lado de grandes nomes, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé, entre outros.

Um dos maiores sucessos entre as músicas de Gal Costa é Chuva de Prata, lançada há mais de 3 décadas. Um dos trechos mais lembrados da canção é o verso "Chuva de prata que cai sem parar, quase me mata de tanto esperar, um beijo molhado de luz, sela o nosso amor".

Assista:

Meu Nome é Gal

Outro sucesso entre as músicas de Gal Costa é "Meu Nome é Gal". Na canção, a artista se apresenta e fala sobre o que deseja encontrar em um grande amor. A faixa foi parte do álbum Gal Tropical, de 1979. Confira uma das apresentações da cantora:

Um Dia de Domingo

Um Dia de Domingo é outro sucesso. A canção ganhou a voz de Gal Costa ao lado do saudoso Tim Maia, que faleceu em 1998. A música tem ínicio com trechos cantados por Gal, como: "Eu preciso respirar, O mesmo ar que te rodeia, E na pele quero ter, O mesmo Sol que te bronzeia, Eu preciso te tocar, E outra vez te ver sorrindo, E voltar num sonho lindo".

Depois, entra o vozeirão de Maia, que também fez parte da composição da canção.

Baby

Quem é fã das músicas de Gal Costa também deve se lembrar de Baby, lançada em 1968 no álbum Tropicália ou Panis et Circencis e depois integrou um dos álbuns solos da cantora. A canção tem a participação de Caetano Veloso. Os dois tiveram outras parceiras ao longo de suas carreiras.

Vapor Barato

Vapor Barato é outra que não pode faltar entre as músicas de Gal Costa para relembrar. A música fez parte de uma das turnês mais famosas da carreira da baiana, a Fa-Tal. No refrão, a famosa canta: "Minha honey baby, Baby, honey baby, Oh, minha honey baby, Baby, honey baby".

Conheça:

Modinha para Gabriela

Gal Costa emprestou sua voz para a canção Modinha para Gabriela, que fez parte da trilha sonora de Gabriela e é difícil de não reconhecer. "Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim. Vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela", diz a letra.

Festa do Interior

Festa do Interior também é uma das músicas de Gal Costa para se lembrar. Excelente para as festas de São João, a canção traz sentimentos, acontecimentos e felicidades de uma boa comemoração junina. Ouça uma das versões que Gal entregou da música:

Divino, maravilhoso

Divino, maravilhoso integrou o álbum Gal Costa de 1969 e é uma das canções emblemáticas da carreira da cantora. Com composição de Caetano Veloso e Gilberto Gil, a letra mostra os medos de se viver em um regime totalitário. A música foi lançada durante a ditatura militar, no festival da MPB de 1968.

Não Identificado

Não Identificado também é uma das músicas de Gal Costa que foi composta por Caetano Veloso, um de seus amigos e parceiro na indústria. A letra é romântica e remete a um apaixonado que pretende fazer uma canção para sua amada.

"Eu vou fazer uma canção pra ela, Uma canção singela, brasileira, Para lançar depois do carnaval, Eu vou fazer um iê-iê-iê romântico, Um anti-computador sentimental. Eu vou fazer uma canção de amor, Para gravar num disco voador, Eu vou fazer uma canção de amor, Para gravar num disco voador", diz a letra.

Volta

A canção Volta remete a saudade. A letra mostra uma pessoa apaixonada que sente falta de estar na cama ao lado daquele que ama e o frio que a solidão deixa no peito. A sensação pode ser parecida para quem é fã e sentirá saudades das belas apresentações da cantora ao longo das décadas de carreira.

Leia também

Trilha sonora da novela Pantanal: relembre 8 músicas do sucesso

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes