Exibição da novela Pantanal no SBT rendeu até processo para a emissora

Disputa sobre a novela Pantanal entre SBT e autor só chegou ao fim em outubro de 2021

A novela Pantanal já foi reprisada pelo SBT em 2008, após a falência da TV Manchete. Entretanto, a exibição da novela de Benedito Ruy Barbosa rendeu um processo para a emissora de Silvio Santos, movido pelo próprio autor do folhetim.

Novela Pantanal no SBT

A reprise da novela Pantanal no SBT, em 2008, deu início a uma longa batalha judicial entre o autor da trama e o canal.  Quando a emissora de Silvio Santos anunciou a reapresentação de trama da extinta Manchete, Benedito Ruy Barbosa entrou como uma ação na Justiça e alegou que a edição da novela apresentada pela emissora, com cortes de cenas e supressão de diálogos, teria atingido sua honra e reputação.O folhetim teria sido editado devido a danos sofridos nas fitas originais. Na época, a Globo também havia comprado os direitos para produzir o remake diretamente do autor.O pedido de indenização havia sido indeferido na primeira e na segunda instância. João Otávio de Noronha, ministro-relator do caso, julgou a ação procedente. Mesmo tendo comprado parte da Manchete, o SBT precisaria dos direitos autorais da novela que ainda eram de propriedade de Ruy Barbosa.O STJ determinou que o canal pagasse uma uma indenização por danos morais, mas o autor ficou insatisfeito com o valor estipulado pela justiça. Benedito Ruy Barbosa buscou o aumento da indenização, mas em abril do ano passado, o presidente do STJ rejeitou o recurso do autor.A disputa só chegou ao fim em outubro de 2021. O SBT perdeu o processo e foi obrigado a indenizar Benedito Ruy Barbosa por litigância de má fé, de acordo com o colunista Léo Dias, do jornal Metrópoles. A rede de Silvio Santos pagou mais de R$10 millhões para autor.Apesar de todos os imbróglios, à época da exibição da novela Pantanal no SBT, o canal de Silvio Santos alavancou sua audiência. No mesmo período, a Rede Globo exibia A favorita, e assim que um capítulo terminava a concorrente iniciava a reprise.

Quando estreia Pantanal na Globo?

Pantanal estreia em 28 de março, às 21h30, na Globo. Depois de duas exibições na Manchete e uma reapresentação no SBT, a trama agora ganha um remake, adaptado por Bruno Luperi, neto do autor da versão original.O remake vai ao ar depois de 32 anos da exibição original do folhetim. José Leôncio é vivido por Renato Góes e Marcos Palmeira, enquanto Madeleine fica a cargo de Bruna Linzmeyer e Karine Teles.Quem fica com o papel de Juma Marruá agora é Alanis Guillen, conhecida por interpretar Rita em Malhação. Jesuíta Barbosa é Joventino, par romântico da menina que vira onça.Juliana Paes assume o papel de Maria Marruá. Bruna Linzmeyer, Juliano Cazarré, José Loreto, Irandhir Santos, Almir Sater, Silvero Pereira, Murilo Benício e Dira Paes são alguns dos nomes que completam o elenco.A novela deve ficar no ar até o segundo semestre de 2022, quando será substituída por Olho por Olho, trama de João Emanuel Carneiro.

Novela pantanal 2022 atores
Novela pantanal 2022 atores: bruna linzmeyer, renato góes e letícia salles são madeleine, josé leôncio e filó na primeira fase da novela - foto: globo/joão miguel júnior
 + 7 curiosidades da novela Pantanal antiga

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes