Exibição da novela Pantanal no SBT rendeu até processo para a emissora

Disputa sobre a novela Pantanal entre SBT e autor só chegou ao fim em outubro de 2021

A novela Pantanal já foi reprisada pelo SBT em 2008, após a falência da TV Manchete. Entretanto, a exibição da novela de Benedito Ruy Barbosa rendeu um processo para a emissora de Silvio Santos, movido pelo próprio autor do folhetim.

Novela Pantanal no SBT

A reprise da novela Pantanal no SBT, em 2008, deu início a uma longa batalha judicial entre o autor da trama e o canal.  Quando a emissora de Silvio Santos anunciou a reapresentação de trama da extinta Manchete, Benedito Ruy Barbosa entrou como uma ação na Justiça e alegou que a edição da novela apresentada pela emissora, com cortes de cenas e supressão de diálogos, teria atingido sua honra e reputação.

O folhetim teria sido editado devido a danos sofridos nas fitas originais. Na época, a Globo também havia comprado os direitos para produzir o remake diretamente do autor.


O pedido de indenização havia sido indeferido na primeira e na segunda instância. João Otávio de Noronha, ministro-relator do caso, julgou a ação procedente. Mesmo tendo comprado parte da Manchete, o SBT precisaria dos direitos autorais da novela que ainda eram de propriedade de Ruy Barbosa.

O STJ determinou que o canal pagasse uma uma indenização por danos morais, mas o autor ficou insatisfeito com o valor estipulado pela justiça. Benedito Ruy Barbosa buscou o aumento da indenização, mas em abril do ano passado, o presidente do STJ rejeitou o recurso do autor.

A disputa só chegou ao fim em outubro de 2021. O SBT perdeu o processo e foi obrigado a indenizar Benedito Ruy Barbosa por litigância de má fé, de acordo com o colunista Léo Dias, do jornal Metrópoles. A rede de Silvio Santos pagou mais de R$10 millhões para autor.


Apesar de todos os imbróglios, à época da exibição da novela Pantanal no SBT, o canal de Silvio Santos alavancou sua audiência. No mesmo período, a Rede Globo exibia A favorita, e assim que um capítulo terminava a concorrente iniciava a reprise.

Quando estreia Pantanal na Globo?

Pantanal estreia em 28 de março, às 21h30, na Globo. Depois de duas exibições na Manchete e uma reapresentação no SBT, a trama agora ganha um remake, adaptado por Bruno Luperi, neto do autor da versão original.

O remake vai ao ar depois de 32 anos da exibição original do folhetim. José Leôncio é vivido por Renato Góes e Marcos Palmeira, enquanto Madeleine fica a cargo de Bruna Linzmeyer e Karine Teles.

Quem fica com o papel de Juma Marruá agora é Alanis Guillen, conhecida por interpretar Rita em Malhação. Jesuíta Barbosa é Joventino, par romântico da menina que vira onça.

Juliana Paes assume o papel de Maria Marruá. Bruna Linzmeyer, Juliano Cazarré, José Loreto, Irandhir Santos, Almir Sater, Silvero Pereira, Murilo Benício e Dira Paes são alguns dos nomes que completam o elenco.

A novela deve ficar no ar até o segundo semestre de 2022, quando será substituída por Olho por Olho, trama de João Emanuel Carneiro.


Novela pantanal 2022 atores
Novela pantanal 2022 atores: bruna linzmeyer, renato góes e letícia salles são madeleine, josé leôncio e filó na primeira fase da novela – foto: globo/joão miguel júnior

 

+ 7 curiosidades da novela Pantanal antiga

Você pode gostar também