7 curiosidades da novela Pantanal antiga

Nova versão do folhetim vai ao ar a partir de 28 de março na Globo

Pantanal foi um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia brasileira. O folhetim, exibido pela primeira vez há 32 anos, ganhou um remake produzido pela Globo que vai ao ar a partir de 28 de março. Para aquecer os espectadores para a estreia e relembrar o fenômeno que foi a história de Juma Marruá, o DCI listou sete curiosidades da novela Pantanal. Confira abaixo.

Quarta melhor novela de todos os tempos - Curiosidades da novela Pantanal

Pantanal ocupa a 4ª posição no ranking da revista Veja das melhores novelas de todos os tempos, atrás apenas de Roque Santeiro (1985), Vale Tudo (1989) e Avenida Brasil (2012). A lista foi publicada em 2016 e feita por meio da opinião de doze jurados estudiosos de teledramaturgia.

O folhetim de Benedito Ruy Barbosa conseguiu seis votos do júri. Ao misturar histórias sobre diferenças sociais e culturais, além de uma pitada sobrenatural, a trama foi uma das poucas novelas que não foram exibidas pela Globo que fizeram grande sucesso.

Quantas vezes passou pantanal
Marcos winter e cristiana oliveira como jove e juma em pantanal - foto: reprodução/tv manchete

 

Deixou a Globo para trás

A ideia inicial do autor Benedito Ruy Barbosa era de que o folhetim fosse produzido pela Globo. A emissora, porém, recusou a história, o que fez com quem o escritor a oferecesse para a extinta TV Manchete, que aceitou bancar a trama.

Para a felicidade da Manchete, Pantanal foi um divisor de águas na teledramaturgia sendo a primeira novela a realmente dar trabalho para a emissora da família Marinho. O folhetim não chegou a ultrapassar a poderosa na média geral, mas alguns de seus capítulos lhe garantiram 40 pontos no ibope, conquistando a liderança.

Além de roubar grande parte dos espectadores da Globo, a Manchete também conquistou uma fila de anunciantes que queriam expor suas marcas durante o intervalo da novela.

Carolina Ferraz recusou papel - Curiosidades da novela Pantanal

Carolina Ferraz não queria participar de Pantanal. Ela chegou a recusar o papel da jovem Irma na primeira fase da história, mas precisou voltar atrás em sua decisão após ser ameaça de demissão pela emissora.

Em entrevista ao Link Podcast em janeiro deste ano, a atriz contou o que aconteceu: "Ele [um dos executivos da TV Manchete] disse: 'São apenas 16 capítulos, na primeira fase. Se você não fizer, está demitida'". Sem saída, a atriz topou participar e se encantou pela trama, que foi muito positiva para a sua carreira.

Curiosidades da novela pantanal
Carolina ferraz e paulo gorgulho interpretaram irma e zé leôncio na primeira fase de pantanal - foto: tv manchete

 

Atriz Nani Venâncio foi surpreendida com abertura da novela

Nani Venâncio foi a atriz responsável por protagonizar a abertura de Pantanal. Ela se transformava em onça, em referência a personagem Juma Marruá, interpretada por Cristiana Oliveira. Nas imagens, porém, a artista aparecia nua - ela não sabia que essas cenas seriam utilizadas até a novela ir ao ar.

"Não ganhei bem para fazer a abertura, eu era funcionária da Manchete e fazia o que me mandavam. Não era eu ficar totalmente nua, eles me enganaram. Naquele tempo, a gente era muito ingênuo. Eu estava usando tapa-sexo, mas ficou marcado na hora que eu mergulhava na piscina, que era na sede da emissora, inclusive. Aí o diretor me pediu para tirar, porque só apareceria a lateral do meu corpo, e acabei confiando", disse em entrevista ao programa Tarde Top, da RBTV.

A vinheta teve um impacto negativo em sua vida e causou a separação entre a atriz e seu marido na época, o ex-paquito Egon Júnior. "Eu estava casada. E perdi o marido. Estávamos todos reunidos para ver a estreia, e, de repente, fiquei em choque”, lembra.

Curiosidades da novela pantanal
Nani venâncio durante a abertura de pantanal - foto: reprodução/youtube

 

Almir Sater alcançou posto de galã - Curiosidades da novela Pantanal

Pantanal teve um importante papel na carreira de Almir Sater. Ele interpretou Xeréu Trindade na trama de 1990, que fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis - os dois sempre apareciam cantando moda de viola juntos. A participação do artista na novela lhe rendeu fama de galã e ele foi escalado para protagonizar Ana Raio e Zé Trovão, folhetim da Manchete que substituiu Pantanal.

Agora, o ator retorna para viver o chalaneiro Eugênio no remake de 2022. E mais: Gabriel Sater, filho de Almir, também estará na novela interpretando o mesmo personagem que seu pai viveu há 32 anos.

Curiosidades da novela pantanal
Almir sater em pantanal, 1990 - foto: reprodução/tv manchete

 

Jacarés invadiram as gravações

Para captar imagens reais do bioma brasileiro, parte das cenas de Pantanal foram gravadas no interior do Mato Grosso do Sul. Uma delas colocou a vida da atriz Cristiana Oliveira, que precisou ser salva por Sérgio Reis.

Em entrevista ao programa Domingo Show, da RecordTV, em 2019, a intérprete de Juma deu detalhes sobre o fatídico episódio. "Eu lembro que eu estava sentada numa madeira, com as pernas atravessadas na madeira e estava limpando um peixe, para poder fazer a cena. E o Marcos Winter, que fazia o Jove, tava andando, assim, com a água do joelho. E eu estava lá, amarradona de Juma, tirando lá, e daqui a pouco eu só escuto o Serjão gritando, do outro lado: 'Juma, cuidado'. Quando eu olhei, assim, a cabecinha do jacaré!”. Ela completou dizendo que o colega a salvou de um possível ataque.

Juma parrua pantanal
Cristiana oliveira deu vida a juma marruá na versão original de pantanal em 1990 - foto: reprodução/arquivo bloch

Reprise no SBT

Além da Globo, o SBT também ficou de olho no sucesso de Pantanal. A emissora de Silvio Santos arrematou o folhetim em um leilão após a falência da TV Manchete.

A exibição pelo canal de Silvio Santos rendeu um processo movido pelo autor da trama – quando o SBT comprou a novela, todos os envolvidos na produção receberiam valores que não condiziam com o que deveria ser pago. Além disso, Benedito Ruy Barbosa alegou que a nova edição do folhetim, que estava com cenas cortadas e diálogos suprimidos, teriam atingido sua honra e reputação. A Globo também se envolveu na briga, pois já havia comprado os direitos para produzir o remake da trama.

Apesar da confusão, Pantanal entregou bons índices de audiência para o canal dando 15 pontos de média, com picos de 20.

+ Que dia começa a nova novela das 9, Pantanal na Globo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes